Nem pense em deixar de investir por medo do imposto de renda

A primeira coisa que precisamos desfazer é o mito de que declarar e pagar são a mesma coisa
avatar Caroline Humphreys

Como essa é a minha coluna de estreia, escolhi escrever sobre um assunto que ainda gera muita confusão no mundo tributário: declarar imposto de renda não é o mesmo que pagar imposto. 

Por alguma razão, as palavras “declarar” e “pagar” são tidas como sinônimas, principalmente por aquelas investidoras que estão dando seus primeiros passos nesse universo. Já vi casos de pessoas que deixaram de comprar ações que desejavam, por exemplo, por medo da tributação.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

E esse é o primeiro mito que precisamos desfazer: ao declarar seus investimentos, não quer dizer que você terá de pagar impostos sobre eles.

Mas então, afinal, o que significa declarar? É exatamente o que o verbo sugere: contar, expor, mostrar, dizer, anunciar. Quando você declara seus bens e direitos à Receita Federal, está mostrando ao órgão o que você tem em seu nome.

Há investimentos que exigem mesmo o pagamento de algum tributo sobre a valorização e há aqueles que são isentos. Tem casos em que o imposto é retido pela corretora e você não precisa se preocupar com os cálculos. Em outros, você é responsável por calcular e gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Mas nada disso é um bicho de sete cabeças. Nós vamos, a partir de agora, em cada coluna, destrinchar cada um deles e você vai ver que não há motivo nenhum para temer o assunto – muito menos deixar de investir apenas por conta da temível e superestimada Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, a DIRPF.

Para exemplificar, vamos falar da poupança. Este é um investimento isento de IR, ou seja, não há incidência de imposto sobre os ganhos. Simplificando mais ainda: você não vai pagar nada em cima do valor que ganhou. Entretanto, o montante que você tem guardado no banco tem que ser declarado caso você se encaixe nos casos de obrigatoriedade de declaração.

LEIA MAIS: Caroline Humphreys: nasce um talento para desvendar tributação e finanças

Informar o valor do que você tem investido na poupança na sua Declaração do Imposto de Renda não significa dizer que você vai pagar algo por isso. Você só está avisando ao governo que possui aquele dinheiro.

Na próxima coluna, voltaremos a falar sobre o assunto. Até lá, já teremos as regras da Receita Federal para o IR 2022.

Até a próxima!

Caroline Humphreys é advogada, produtora de conteúdo sobre economia e finanças e idealizadora do perfil @investindocomelas

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×