6 dicas para aumentar a ingestão de água, hábito imprescindível para manter a saúde

Conheça o método mais indicado para consumi-la em jejum, segundo a sociedade médica japonesa
avatar Carol Filgueiras


Imagine não beber nada por oito horas. Bom, isto é basicamente o que acontece quando vamos dormir.
Tudo bem, você não dorme oito horas por noite… nem eu! De qualquer forma, na recuperação do sono seu corpo vai desidratando aos poucos e precisa de líquidos para funcionar.

Então, a melhor coisa que você pode fazer ao acordar é beber pelo menos 500 ml de água. Água ativa seu metabolismo (em até 24%), hidrata suas células (ajudando a produção de células sanguíneas e musculares), ajuda você a eliminar toxinas, energiza o cérebro, purifica o cólon, permite melhor absorção de nutrientes no seu sistema e ainda pode fazer com que você coma menos. 50% a 70% da nossa massa corporal é composta por água e a perdemos facilmente no suor, na urina, nas fezes, na respiração e na difusão da pele.


Beber água pela manhã pode proporcionar a cura ou o auxilio no tratamento das seguintes doenças: dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas no aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, constipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

O método mais indicado para beber água em jejum, segundo a sociedade médica japonesa, é o seguinte:

  • Ao acordar, antes mesmo de escovar os dentes, tome quatro copos de água (160 ml);
  • Limpe ou escove os dentes em seguida e não coma ou beba nada por 45 minutos;
  • Tome café da manhã depois de 45 minutos;
  • Depois do café, não coma ou beba nada nas próximas duas horas.

LEIA MAIS

Seja qual for o seu ritmo matinal, é muito importante se hidratar o quanto conseguir em jejum e também longo do dia. Um ou dois copos de água pela manha já vão fazer a diferença, e mesmo colocando aqui o mundo ideal, faça uma pequena mudança e adicione sempre de acordo com sua rotina ao longo do tempo.

Além de todos benefícios já falados acima, a água melhora a qualidade da pele, dos cabelos, previne o envelhecimento precoce e o inchaço, diminui a celulite e nos dá energia. Acho que não precisamos de motivos melhores, né?

Aqui vão algumas dicas para aumentar sua ingestão de água:

  1. Deixe na sua cabeceira uma jarra de um litro e um copo de água. Habitue-se a tomar logo que acordar e antes de dormir.
  2. Deixe uma jarra também no seu trabalho bem à vista, e vá tomando conforme puder.
  3. Não espere sentir sede para beber água. Quando seu corpo dá o sinal de que precisa de hidratação, ele já esta precisando há um tempo.
  4. Sentiu vontade de comer um doce? Beba um copo de água e poderá se surpreender em relação a sua necessidade de açúcar.
  5. Atenção com viagens – este é um momento que deixamos de beber água por falta de acesso. Habitue-se a levar sempre uma garrafinha onde quer que vá.
  6. Diga sim! Chegou numa consulta ou numa reunião? Ofereceram água? Aceite. Esta fazendo compras numa loja onde ficará por 30 minutos? Peça água. Pequenos goles ao longo do dia fazem a diferença.

Comece já esta mudança de hábito que vai gerar um enorme impacto na sua rotina. E lembre-se: Água é vida!

Carol Filgueiras é empresária, cineasta, hoteleira e responsável pela expansão da marca de produtos de beleza Santapele, nascida no Hotel Emiliano

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×