ClosetBoBags, de moda circular, inaugura primeiro hub de re-fashion do Brasil

Espaço permite acesso a itens de grifes e alta costura de maneira simplificada e temporária
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ClosetBoBags
Hub tem fachada criada por Juliana Neves e cenografia de Daniela Teixeira e Alexandre

Na última quinta-feira (11), o Rio de Janeiro ganhou o primeiro hub de re-fashion do Brasil, batizado de ClosetBoBags. O espaço, que já conta com mais de 2.000 produtos, permite que as consumidoras conheçam e experimentem as peças antes de decidir se vão alugá-las ou comprá-las. Além disso, também é possível agendar locações para eventos futuros e solicitar o recebimento dos itens em casa. 

O local, instalado no charmoso bairro de Ipanema, também será palco de debates sobre temas como novos hábitos, economia e moda circular, tecnologia, inovação, empreendedorismo feminino e educação financeira. As conversas vão contar com convidadas do mercado da moda: a editora-chefe do portal “Ela” (O Globo) Marina Caruso, a influenciadora digital Lara D’Avila e a especialista em planejamento financeiro Teresa Lustosa. 

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A proposta da ClosetBoBags é oferecer produtos de marcas como Chanel, Gucci e Bottega Veneta de maneira rápida e simplificada, sem que as consumidoras tenham que fazer altos investimentos para ter acesso às peças. O serviço funciona por meio da curadoria dos itens, que são disponibilizados também no closet online da empresa e possui as mesmas opções de aluguel ou compra encontrados na loja física. 

Para a fundadora Bel Braga, o negócio substitui a escassez pelo acesso, além de reduzir impactos socioambientais por evitar a fabricação de novos produtos. “O que hoje alguns chamam de revolução, para mim começou há mais de 10 anos, quando comprar e acumular deixou de fazer sentido na minha vida. Trocar a posse pelo acesso, por uma vida com experiências ricas, é a visão base da empresa”, afirma. 

Propósito 

Após um longo período de estudos de branding, empreendedorismo e tecnologia, Bel notou que o consumo de roupas crescia ano a ano, ao mesmo tempo que a frequência de uso de cada peça diminuía na mesma medida. Foi a partir do propósito de mudar esse cenário que a empreendedora lançou a ClosetBoBags. 

“Segundo uma pesquisa recente da plataforma Thred-Up, 70% das pessoas compram itens que usará uma única vez. Por outro lado, estamos comprando 60% mais roupas do que há 15 anos. As consequências desse desequilíbrio são, por exemplo, o descarte semanal de 15 milhões de peças de roupa em Gana, na África. Estamos vendo toneladas de roupas usadas serem descartadas em países pobres para dar vazão ao nosso volume de consumo de itens que terão pouquíssimo uso antes de virarem lixo.”

A ideia de Bel não só caminha em paralelo às tendências no modelo de compra que está em formação, como atende aos desejos dos consumidores de usar peças de grife em apenas algumas ocasiões ou daqueles que ainda não estão certos sobre determinadas compras. “Eu queria comprar uma bolsa Goyard, modelo Anjou. Porém, o fato de envolver um investimento alto – em torno de R$ 10 mil – me deixava insegura […] Será que vale o investimento? Alugar o acessório antes me deu a chance de testar e comprovar que era realmente o que eu queria”, conta Fernanda Mello, uma das consumidoras que já aderiram à proposta.

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