Inteligência financeira e emocional em destaque no Elas Que Lucrem Experience 2021

Evento bate a marca de 10 mil inscritas e destaca os lançamentos da plataforma EQL, uma ferramenta para o desenvolvimento das mulheres, e do EQL Fundo
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Fabricio Sousa/Elas Que Lucrem
Segundo dia do evento Elas Que Lucrem Experience 2021 foi apresentado por Francine Mendes, CEO da EQL, e Nina Silva, presidente do conselho da EQL

Uma programação recheada de muito conteúdo e troca de experiência foi a promessa da presidente do conselho da Elas Que Lucrem, Nina Silva, escritora, mentora de negócios, palestrante, CEO do Movimento Black Money e do D’Black Bank, para o segundo e último dia do Elas Que Lucrem Experience 2021. O evento marca o lançamento da EQL, uma plataforma destinada ao desenvolvimento da independência emocional e financeira das mulheres.

Ao lado da CEO da Elas Que Lucrem, Francine Mendes, economista, mestre em psicanálise, especialista em educação financeira para mulheres, Nina apresentou o evento online. O projeto da EQL é pensado no método A E I O U. O quadrante A é sobre autogestão, a responsabilidade da mulher consigo mesma. O E enfoca o empreendedorismo, onde ela vai aprender a fazer dinheiro. Investimento é o assunto do quadrante I, cujo objetivo é fazer o dinheiro trabalhar por ela. Otimizar, com destaque para o bom gerenciamento de tempo, está no módulo O. Por fim, o U de usufruir a vida.

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No primeiro dia do evento, os temas de autogestão e empreendedorismo foram abordados pelas palestrantes. O conteúdo apresentado gerou uma repercussão positiva na plateia virtual. A exemplo de Sandra Valéria, que se declarou encantada com as informações que recebeu no primeiro dia. “Eu senti uma confiança enorme em ter uma rede de apoio de mulheres inteligentes e com a certeza de que essa rede de apoio vai me capacitar em todas as áreas.”

Marketing digital

O início das palestras do segundo dia ficou a cargo da atriz, youtuber, influenciadora digital e empresária, Bianca Andrade, que é conselheira EQL de apoio. Ela falou sobre marketing digital. Já chegou destacando estratégias que a própria adota nas campanhas dos produtos que lança. Primeiro é fazer um lançamento impactante na internet. “É muito importante focar no online, principalmente nesse momento que a gente está passando. O único ponto de conexão que a gente tem dentro da pandemia é o online”, pontuou Bianca.

É necessário, segundo ela, criar uma antecipação ao lançar um produto, gerando expectativa no público. Ainda é importante criar uma história de conexão com o produto, que engaje a audiência. Dentro das histórias, são criados elementos de engajamento: cores, números, dias da semana. Bianca assegura que isso cria conexão com as pessoas. Por fim, a aposta no marketing orgânico, onde os seguidores espontaneamente compartilham produtos, reproduzem comportamentos e divulgam a marca. E o essencial é que sua marca tenha um propósito. Isso conecta pessoas, destacou a empresária.

Depois das estratégias listadas por Bianca, foi a vez de Francine Mendes assumir as palestras e falar sobre investimentos. E ela já começou com um questionamento da diferença básica entre a mulher que lucra e a mulher que não lucra. A primeira sabe exatamente aonde ela quer chegar e ela sabe se vender. “Você sabia que para fazer dinheiro em qualquer área de sua vida, você precisa aprender a se vender?”, questionou Francine. Segundo ela, é muito importante essa mulher vender o seu tempo com inteligência. As escolhas em todas as áreas da vida precisam ser lucrativas, destacou a economista.

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Independência financeira

“As mulheres consomem praticamente 75% do que é produzido, só que elas não investem na mesma medida. Elas são mais endividadas, as taxas de juros praticadas no mercado são mais altas para elas e as mulheres são mais pobres do que os homens”, pontuou Francine. Para analisar esses dados, ela decidiu investigar o porquê dessa realidade. Constatou que faltavam a essas mulheres inteligência emocional e capacidade de improviso. “Por isso está sendo lançado hoje aqui a plataforma Elas Que Lucrem”, afirmou, destacando que o projeto foi criado de forma que constrói a independência financeira das mulheres. “Não tem como se ter independência financeira sem antes ter inteligência emocional”, sintetizou a empresária.

Na sequência, a participação da produtora, ativista, escritora e atriz, Marial Gal, uma das embaixadoras da EQL. “Eu comecei a investir de forma mais ousada nesse mercado de ações, fundos de investimentos, em 2017. Eu percebo quanto o trabalho de autoconhecimento, de entendimento do meu propósito, o meu cuidado emocional foi e continua sendo extremamente importante para me motivar. Não só no meu trabalho, mas também nos meus investimentos. Achei genial essa união entre o emocional com o financeiro, como é a proposta desse projeto”, destacou Maria Gal.

EQL Fundo

Depois da participação de Maria Gal, Francine detalhou o lançamento do EQL Fundo, um fundo multimercado, que une renda fixa e renda variável, voltado para mulheres. O fundo possui taxa de administração (valor “pago” para que especialistas coordenem as ações a serem tomadas sobre o investimento) de apenas 1% ao ano, além de um cashback de 50%. Para realizar seu investimento, o valor mínimo é de R$ 10.

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Para falar do módulo “O”, o evento contou com a participação de Claudia Ferronato e Roberta Pugsley, fundadoras do W2W CLUB, plataforma de eventos e treinamentos para mulheres e embaixadoras EQL. Roberta fez questão de enfatizar a questão do conhecimento como fator relevante para a criação de novas possibilidades com a frase “o conhecimento proporciona liberdade. Liberdade emocional, liberdade financeira, liberdade de escolha”. Claudia comentou sobre a questão dos desafios enfrentados no empreendedorismo, que existem desde o início do negócio e continuam presentes ao longo do trabalho.

Em seguida, veio Traudi Guida, ex-vendedora, fundadora da Le Lis Blanc, diretora criativa e fundadora da SOUQ e uma das participantes do conselho EQL. Traudi começou comentando a relação entre lucro e paixão. O amor e paixão pelo que você faz, cria, trabalha não te cansam, não importa o nível de rotina que existe na vida. Ela enfatizou essa questão com a frase “quando você tem paixão, você nem sente que trabalha. A paixão te move de tal maneira que te dá força”.

Para dar início ao tema usufruir, o evento contou com a participação de Carol Andraus, empreendedora e investidora, e Carol Figueiras, empresária, cineasta e hoteleira responsável pela expansão da marca Santapele. Figueiras marcou presença comentando sobre como a mulher que está lucrando, se reinventando e que tem várias atividades ao longo do dia pode facilitar a própria vida.

Carol Andraus destacou a importância de contar histórias de mulheres que inspiram, mulheres que fazem de suas vidas uma verdadeira fonte de identificação para outras mulheres. Ela relatou que o contar histórias gera nas leitoras um senso de identificação com as situações que outras mulheres já passaram.

Para dar continuidade no tema usufruir, Amanda Gomes, CEO, sócia-fundadora do Instituto Geração SouL e embaixadora EQL, e Ju Ferraz, diretora comercial de novos negócios e de relações públicas da Holding Clube e mais uma das embaixadoras EQL. Amanda falou sobre a necessidade de uma ressignificação do conceito de beleza, transformando-a em algo que vem de dentro. A partir disso, é possível lucrar em mais uma área da vida.

Ju Ferraz contou a própria história, relatando experiências de vida com o trabalho, chefes, a descoberta do amor-próprio e a transformação que essa descoberta proporcionou na própria vida. Ela relatou que hoje em dia luta para que mulheres saibam que seus corpos não as definem, que o que as define é o equilíbrio entre o corpo e a alma, a trajetória de vida, os valores de cada uma e o legado que cada mulher deixa.

Inteligência sexual

E para encerrar a noite do último dia do evento, Marcela Mc Gowan, que é médica ginecologista especializada em sexualidade humana, influencer e conselheira EQL, apresentou como tema a inteligência sexual.

Marcela falou sobre como a questão da sexualidade, do sexo em relação às mulheres ser um assunto privado ao longo da vida, do prazer feminino não ser comentado com tanta abertura. Ela afirmou que, ao se tratar de mulheres, a relação entre finanças e sexo é muito próxima, já que são dois assuntos que o mundo feminino é privado de conhecer. Marcela ainda comentou que duas ideias de relação entre mulher e sexualidade foram criadas ao longo da história: aquela que precisa ser controlada, ou aquela que não gosta da sexualidade.

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A influenciadora pontuou três passos que respondem à construção da inteligência emocional através do questionamento “como a sexualidade pode interferir na sua independência?”. O primeiro passo é algo que afeta basicamente todas as áreas da vida e que foi extremamente enfatizado ao longo de todo o evento: o autoconhecimento pessoal.

O segundo ponto é entender que, assim como nas finanças, é necessário lucrar sexualmente. Quimicamente falando, o cérebro (principal órgão sexual) trabalha em um sistema de recompensa, quando seu corpo envia uma mensagem ao cérebro de que aquilo que está fazendo é bom ou é ruim, se gosta ou não. E para finalizar, Marcela classificou o terceiro dizendo que é importante falar sobre sexo e sexualidade, pois ao comentar o assunto, é gerada uma sensação de poder e de pertencimento.

Bolsa

Durante o evento houve muita interação com as participantes. Corriam sobre a tela virtual comentários sobre os assuntos abordados pelas palestrantes e postagens para concorrer a prêmios sorteados no intervalo das palestras. Foram sorteadas camisetas da EQL entre as participantes online. Ainda teve, a exemplo de ontem, o sorteio de uma cota de participação do EQL Fundo.

Mas o grande destaque foi a bolsa do MBA em Independência Financeira e Emocional Feminina, primeiro sobre o tema no Brasil. Foi estipulada uma meta de 10 mil inscritas no evento para que o prêmio fosse entregue a uma das participantes. Meta cumprida para a felicidade de Cíntia Korber Schubert, que foi contemplada com a bolsa. Mais uma mulher a caminho do lucro.

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