8 principais tipos de investimentos no Brasil

Número de investidores cadastrados na B3, a bolsa brasileira, deu um salto de 92,1% de 2019 para 2020
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Certamente você já ouviu alguém falar da importância de investir o seu dinheiro, ter uma fonte de renda extra e principalmente montar um planejamento financeiro para garantir um futuro melhor. Mas, é importante entender o que é um investimento financeiro, antes de decidir dar o primeiro passo.

Um erro que muitas pessoas cometem é achar que ao comprar qualquer produto, necessariamente, ela está investindo o seu dinheiro. E não é bem assim. Em muitos casos, há determinados produtos que não geram retorno, pelo contrário, dão mais despesas. Por isso, para entrar no mundo dos investimentos, é preciso entender as diferenças entre o que é (e o que não é) um investimento.

OLHA SÓ: Entenda como funciona o mercado financeiro e para que ele serve

Além disso, conhecer os principais tipos de investimentos no Brasil facilita a construção do seu planejamento financeiro.

Neste artigo você vai compreender de forma simplificada:

  • O que é investimento
  • Por que investir
  • Investir x poupar
  • Os principais investimentos do Brasil

O que é investimento

Um investimento é qualquer aplicação de recursos com o intuito de obter rendimentos a prazo. O conceito envolve dinheiro, capital intelectual, social ou natural.

No caso do dinheiro, que é do que vamos tratar neste texto, a ideia é que um investimento significa “plantar agora para depois colher”. Isso é possível por conta do efeito dos juros compostos sobre as aplicações financeiras, que faz com que o dinheiro se multiplique.

O mercado financeiro é um grande ambiente de compra e venda de produtos financeiros, em que são feitas negociações, por exemplo, de moedas, ações, mercadorias, commodities, títulos e outros itens. 

Por que investir

Depois de dar o pontapé inicial para entender como funciona o mercado financeiro brasileiro, começar a investir parte de sua renda pode ser o próximo passo, basta ter um CPF, um dinheirinho separado pra isso e uma reserva de emergência para cobrir imprevistos de vida.

O objetivo de investir dinheiro depende de cada um. Mas, dentre os principais estão garantir tranquilidade financeira e realizar sonhos. Com hábitos de poupar e investir adequadamente, uma pessoa pode aumentar seu patrimônio financeiro e alcançar seus objetivos.

O número de investidores pessoas físicas cadastrados na B3, a bolsa brasileira, deu um salto de 92,1% de 2019 para 2020, alcançando 3.229.318 de contas ao fim do ano passado.

Investir x poupar

Também é importante entender que os conceitos de poupar e investir são diferentes, embora de igual importância, afinal, se você não poupa, não tem como investir em nada.

ENTENDA: 9 motivos para investir no Tesouro Direto

A diferença é que poupar tem relação com guardar dinheiro, é corte de gastos supérfluos, por exemplo. A ideia é que as entradas de dinheiro sejam maiores do que as saídas.

Já investir, por sua vez, não é somente juntar dinheiro. Não adianta ter o dinheiro, mas deixá-lo parado. É preciso aplicá-lo para que haja uma remuneração no futuro.

Os principais investimentos no Brasil

Ações

Provavelmente você já assistiu um filme ou uma reportagem que mencionava o mercado de ações. Falas como: “As ações de uma empresa caíram e muita gente perdeu dinheiro” ou “Minha ações estão caindo, preciso vender” são comuns nesse nicho. Mas você sabe o que é uma ação?

A resposta não é tão complicada como parece ser. Uma ação é basicamente uma pequena parte de uma empresa. 

Por exemplo, quando uma empresa precisa de dinheiro para investir em seu negócio, ela pode abrir seu capital, emitindo ações. Em resumo, quem compra as ações, se torna sócio da companhia. Elas podem ser compradas em diversas quantidades.

Na Bolsa de Valores brasileira, a B3 (antiga BM&F Bovespa), são negociadas ações das empresas de capital aberto. Assim como em supermercados, o preço das ações varia. A grande diferença é que esse valor muda diariamente.

Os acionistas investem no mercado de ações podendo ganhar dinheiro por meio do recebimento de dividendos, que é uma parte do lucro gerado pelas empresas, ou através da venda de ações que foram valorizadas.

CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, e é basicamente um título de renda fixa emitido por bancos para captar recursos.

É como se uma pessoa emprestasse o seu dinheiro para o banco e, em troca, ele lhe pagasse juros ao final do período combinado.

Mas é seguro emprestar dinheiro ao banco? Sim. Talvez você esteja pensando “se o banco falir, eu perco todo o meu investimento”. Mas, não é bem assim. O retorno do seu dinheiro é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Esse órgão pode devolver seu dinheiro em uma situação crítica.

VEJA: O que é a taxa Selic e como ela influencia na sua vida financeira

É possível encontrar títulos de bancos menores por menos de R$ 1.000 ou até de R$ 30 mil. Na prática, quanto maior o valor de entrada, melhor é a rentabilidade entregue aos investidores. Mas até para os pequenos investimentos, as taxas costumam ultrapassar os melhores dias da poupança.

Debêntures

É um título de dívida emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor. Basicamente, funciona como um empréstimo para que as companhias consigam realizar os seus planos.

De forma simplificada, é quando uma empresa precisa de dinheiro para fazer algum investimento ou pagar débitos, mas não tem essa verba disponível. Em vez de procurar um empréstimo no banco, que provavelmente será mais custoso, ela lança debêntures no mercado para captar recursos.

O lucro para quem compra esses debêntures é receber esse dinheiro com juros sobre a quantia que investiu na empresa.

Derivativos

São aplicações financeiras que ‘derivam’ de outros ativos de base. Ou seja são instrumentos financeiros cujo preço de mercado deriva do preço de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro.

Contratos futuros e opções são exemplos de derivativos. Esses instrumentos não exigem, necessariamente, liquidação financeira no momento do fechamento, como o caso das opções.

Muitos derivativos são utilizados para a proteção do fluxo de pagamentos ou recebimentos de uma determinada empresa. O objetivo é anular a exposição da empresa a algum risco do mercado financeiro.

Os derivativos também podem ser usados para fazer alavancagem e especulação. Por exemplo, digamos que você ache que uma ação vai aumentar muito em um ano. É mais barato comprar opções de compra futura dessa ação do que a ação em si.

Fundos de Investimentos

É uma opção para diversificar sua carteira e funciona como um condomínio, em que cada um é “dono” de uma parte do fundo. Podem ser: de ações, de investimento no exterior, multimercado, cambial, inflação, crédito privado e referenciado DI.

A regulamentação desse investimento é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Esses órgãos são responsáveis por classificar e fiscalizar todas as atividades. Portanto, se você decidir comprar cotas de um fundo, aceitará suas regras de funcionamento e terá os mesmos direitos dos outros cotistas. 

LCI E LCA

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos de renda fixa que possuem o propósito de estimular o mercado imobiliário e o agronegócio.

Se você decidir aplicar o seu dinheiro nesses investimentos, é importante saber que o banco oferece em troca uma taxa de rentabilidade anual em cima do valor aplicado. É uma forma de pagar o seu “empréstimo”. É por isso que você consegue calcular com antecedência quanto o seu dinheiro renderá.

Por causa desse incentivo, o governo não cobra Imposto de Renda sobre o lucro dos investimentos. Por isso, essa sem dúvida é uma das principais vantagens desses títulos.

FIQUE SABENDO: Glossário do mercado financeiro: Aprenda 45 termos que toda investidora deve conhecer

LCIs e LCAs são investimentos muito parecidos com o CDB, mas a diferença é que enquanto o banco pode emitir o CDB a qualquer momento, LCIs e LCAs só podem ser emitidas se o banco usar o valor investido exclusivamente para fazer empréstimos ao setor imobiliário ou agronegócio.

Como no mercado financeiro tudo depende do seu objetivo, verifique o investimento mínimo e o prazo de vencimento de cada título para saber a opção mais rentável.

Títulos públicos

Os títulos públicos são investimentos de renda fixa emitidos pelo Governo Federal. O principal objetivo é captar recursos para o financiamento da dívida pública e das atividades governamentais, como educação, saúde e outros.

O órgão responsável pela emissão e controle dos títulos, e pela administração da dívida mobiliária federal, é a Secretaria do Tesouro Nacional.

O investidor interessado pode comprar os títulos pela pela internet, basta ser residente do Brasil, possuir CPF e estar cadastrado em alguma das instituições financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto.

Na prática, você empresta dinheiro ao governo e recebe uma quantia maior por isso.

Compartilhar a matéria:

×