Três fatores que contribuem para a inflação subir

Índice indica o aumento generalizado ou de forma contínua dos preços de vários itens essenciais e importantes para o cotidiano da população
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Os preços de uma economia se ajustam conforme a demanda e a oferta dos produtos e serviços. Quando ouvimos que a inflação está alta é uma indicação de que nosso dinheiro tem menos valor do que antes e, por isso, você precisará de mais dinheiro para comprar as mesmas coisas.

O indicador é responsável por apontar o aumento generalizado ou de forma contínua dos preços de vários itens essenciais e importantes para o cotidiano da população.

OLHA SÓ: O que é a taxa Selic e como ela influencia na sua vida financeira

No Brasil, a inflação pode ter várias causas, entre as elas estão gastos públicos, dólar alto e gargalos na produção. A obrigação de manter o índice dentro de uma meta é do Banco Central (BC). Em 2021, o objetivo é manter o índice entre 2,25% a 5,25% ao ano. Mas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, acelerou para uma alta de 0,96% somente em julho, o que já resulta em 8,99%, no acumulado em 12 meses.

O excesso de gastos públicos pode ser uma causa de inflação, pois mais dinheiro em circulação costuma aquecer a economia. Com isso, os preços dos serviços e produtos finais sobem e, para pagar as contas, o governo imprime mais dinheiro. A prática de imprimir dinheiro não é uma boa saída quando a economia está desaquecida, em crise e com alto desemprego.

Um outro fator é o dólar alto, acima de R$ 5. Isso encarece os produtos que seguem cotações internacionais, como combustíveis, carne, trigo e matérias-primas da indústria.

Mais um ponto que contribui para o aumento da inflação são os gargalos na produção, quando as indústrias passam por dificuldades de ampliar a fabricação porque falta matéria-prima. Com isso, as empresas produzem menos do que a demanda e os produtos encarecem para que sua produção seja vantajosa .

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL Newsletter

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×