Produtos de marca própria podem representar quase 30% de economia nos supermercados

Em tempos de inflação, substituições significam menos aperto financeiro na compra da cesta básica
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Pexels/Hobi Industri
De acordo com uma pesquisa da consultoria Kantar, as marcas próprias de supermercados conquistaram mais de 2,2 milhões de novos consumidores no primeiro semestre de 2020 (Pexels/Hobi Industri)

Entre março e abril, o preço médio da cesta básica subiu em todas as 17 capitais brasileiras analisadas na Pesquisa Nacional da Cesta Básica, realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A maior alta ocorreu no Rio de Janeiro, onde o aumento foi de 7,65%, seguido por Curitiba (7,46%), São Paulo (6,36%) e Campo Grande (5,51%). 

A cesta mais cara do país nesse período foi a de São Paulo, onde chegou a R$ 761,19. Entre os itens que contribuíram para o aumento estão o feijão, pão francês, farinha de mandioca e óleo de soja, que tiveram alta em todas as capitais analisadas na pesquisa do Dieese. Essa alta assustadora, no entanto, não é exatamente uma surpresa para a realidade conturbada que se instaurou no Brasil desde o início da pandemia de Covid-19. 

Ainda no primeiro semestre de 2020, a crise sanitária começou a gerar mudanças no setor de alimentos e bebidas – o que também impactou o comportamento do consumidor. Além de economias pontuais e mudanças de cardápio, o brasileiro decidiu apostar mais nas marcas próprias dos supermercados, como Dia, Carrefour e Pão de Açúcar, proprietário da Qualitá. Com base na premissa de que esses produtos são mais baratos do que os de marcas tradicionais, as vendas desses alimentos cresceram 32,6% entre 2020 e 2021, segundo pesquisa da Nielsen. 

De acordo com outra pesquisa, desta vez da consultoria Kantar, as marcas próprias conquistaram mais de 2,2 milhões de novos consumidores no primeiro semestre de 2020. O faturamento do setor no ano, de acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), chegou a R$ 8 bilhões, aumento superior a 9,5% na comparação com 2019. Para as consultorias, esse movimento significa uma mudança importante no varejo. No entanto, vale questionar: o quão econômico é comprar marcas próprias? 

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Com base em alguns produtos da cesta básica, a equipe da Elas Que Lucrem pesquisou os preços de algumas marcas próprias e comparou com as marcas tradicionais. A do Carrefour, por exemplo, mostrou vantagens na comparação com as marcas tradicionais, mas a seleção de produtos, no entanto, não é tão extensa quanto a do supermercado Dia. Já a marca Qualitá, presente nas redes Pão de Açúcar e Extra, apresenta uma diferença de preço menor quando comparada à marca própria do Dia. 

Sendo assim, decidimos comparar 19 produtos de marcas tradicionais com os mesmos itens da marca própria do Dia. Entre eles, estão arroz, feijão, óleo, sal e açúcar. Na pesquisa, foi possível notar uma diferença de R$ 50,46 entre as duas cestas. Em porcentagem, os produtos de marca própria são 29% mais baratos do que os produtos tradicionais. 

Confira, a seguir, a comparação feita pela EQL:

Produtos de cesta básica no supermercado Dia: 

  • Arroz; 1kg – R$ 4,99
  • Feijão carioca; 1kg – R$ 7,29
  • Sal; 1kg – R$ 1,99
  • Óleo; 900 ml – R$ 9,49
  • Açúcar; 1kg – R$ 4,29 
  • Café; 500g – R$ 13,89
  • Desinfetante uso geral; 2L – R$ 6,99
  • Detergente; 500ml – R$ 1,99 
  • Sabão em pó; 800g – R$ 8,99 
  • Farinha de trigo; 1kg – R$ 4,49
  • Macarrão parafusos; 500g – R$ 2,99
  • Fermento; 100g – R$ 2,99
  • Pão de Forma; 500g – R$ 5,99
  • Leite integral; 1L – R$ 4,69
  • Biscoito água e sal; 400g – R$ 3,99
  • Manteiga com sal; 200g – R$ 9,19
  • Milho verde em conserva; 170g – R$ 2,99 
  • Ervilha em conserva; 170g – R$ 2,99 
  • Papel higiênico folha dupla; 16 unidades – R$ 22,99

Valor total: R$ 123,21 

Produtos de cesta básica marcas tradicionais: 

  • Arroz Tio João; 1kg – R$ 6,89 
  • Feijão carioca Camil; 1kg – R$ 8,69
  • Sal Cisne; 1kg – R$ 2,95
  • Óleo Liza; 900 ml – R$ 15,99
  • Açúcar União; 1kg – R$ 4,59
  • Café Três Corações; 500g – R$ 19,99
  • Desinfetante Uso Geral Ypê; 2L – R$ 10,79
  • Detergente Ypê; 500ml – R$ 2,39
  • Sabão em pó Omo; 800g – R$ 13,95 
  • Farinha de Trigo Renata; 1kg – R$ 5,55
  • Macarrão Parafusos Barilla; 500g – R$ 10,55
  • Fermento Royal; 100g – R$ 3,49
  • Pão de Forma Pullman; 480g – R$ 7,29 
  • Leite integral Ninho; 1L – R$ 5,89 
  • Biscoito água e sal Triunfo; 375g – R$ 5,79
  • Manteiga com sal Aviação; 200g – R$ 12,35
  • Milho verde em conserva Bonduelle; 200g – R$ 5,95  
  • Ervilha em conserva Bonduelle; 200g – R$ 4,09
  • Papel higiênico folha dupla Neve; 16 unidades – R$ 26,49 

Valor Total: R$ 173,67

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