Mulheres Investidoras – Episódio 1

Neste episódio, Carolina Filgueiras, CEO da Santapele Cosmetics e sócia dos Hotéis Emiliano fala sobre independência financeira
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Como podemos programar a nossa independência financeira?

Carolina Filgueiras é uma mulher de sucesso. Falar sobre independência para ela é algo que flui fácil. CEO da Santapele Cosmetics e sócia do Hotel Emiliano, ela quer ajudar outras mulheres a alcançarem a tão sonhada independência financeira. 

“Para mim, o primeiro passo é o mais importante, desmistificar e encarar o medo de ter mais conhecimento em relação às finanças.” Carolina reforça que muitas pessoas que não tem formação em economia, finanças ou administração, acabam achando que cuidar das finanças é um bicho de sete cabeças, mas não é. “Na verdade é uma matemática muito simples, quanto se gasta X quanto entra de dinheiro”, afirma.

O primeiro passo, na visão dela, seria então ter esta visão básica do quanto ganhamos e quanto gastamos. Em seguida, é colocar no papel quanto está ganhando por mês, quanto se está gastando por mês e dividir esses gastos em três categorias: 

  • Gastos fixos: aqueles que não tem jeito! Aluguel, contas de casa, supermercado.
  • Gastos variáveis: supérfluos, são as saídas, idas aos shopping ou cinema, shows, comprar uma peça de roupa ou algo que se interessou. 
  • Gastos variáveis: não supérfluos, são os casos de eventuais médicos para quem tem seguro de saúde ou tem que pagar um extra de médico, comprar remédios. 

LEIA MAIS:

“Assim, fazendo o planejamento e admitindo seus excessos, mapeie onde estão seus pontos fracos”. Segundo ela, com o dinheiro que entra, o dinheiro que sai e o que sobra, precisamos ter:

  • Uma reserva para eventualidades/emergências como o carro quebrar, cano furar, ajudar algum familiar. “O valor não precisa ser muito alto, mas tenha em mente que todo mês algum valor tem que ir para essa reserva. Pode ser uma poupança ou CDI, uma aplicação bem estável com liquidez imediata”, indica.
  • Criar outras fontes de renda, não depender exclusivamente da sua renda vindo de um negócio, de um trabalho fixo ou de um apartamento que você aluga. “É muito importante diversificar o seu portfólio!”, lembra Carolina.

“E para fechar, a autoestima e confiança! Ter relações ao seu redor que fomentem a sua autoestima e confiança, vai fazer você se conectar mais com a abundância e acreditar que você pode ter uma vida melhor e pode crescer independente de onde colocar sua energia, seja numa carreira ou no mundo dos investimentos.”

Veja vídeo:

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Compartilhar a matéria:

×