No último fim de semana, a influenciadora brasileira Maria Luiza Borges Santiago viralizou nas redes sociais ao mostrar no TikTok uma bolsa da Bottega Veneta comprada em Londres. A internet foi à loucura quando descobriu que o item é vendido por quase R$ 25 mil. Daí para uma avalanche de memes comparando o produto a uma toalha enrolada e versões feitas em casa pelos internautas foi um pulo.
Mas a bolsa da grife italiana não é a primeira – e nem provavelmente a última – peça a abalar o mundo da moda por sua estética aliada a valores nada populares. A história está cheia de exemplos, principalmente depois do advento da internet.
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Veja, a seguir, cinco produtos que chamaram a atenção por seu design diferenciado, preços estratosféricos e originalidade – tudo isso ao mesmo tempo:
Moletom Balenciaga
O moletom com capuz e visual destroyed da grife espanhola que virou meme em julho deste ano custa a bagatela de R$ 17.928. Mas, ainda que você estivesse disposta a investir esse montante na peça, não seria possível: ela está esgotada no site da Farfetch, onde era vendida.
Marcador clip da Tiffany & Co.
A icônica marca norte-americana de artigos de luxo decidiu, em 2017, testar a inclusão de itens do dia a dia em seu portfólio. A internet reagiu imediatamente quando descobriu que o marcador em formato de clip custava nada menos do que US$ 1.500. E foi além: os internautas aproveitaram a deixa para postar também sobre uma lata da grife disponível por US$ 1.000.
Bolsa Balenciaga
Outra inovação da marca espanhola, a bolsa feita em couro lançada em 2017 por US$ 2.145 não passou ilesa pela patrulha online. Os internautas não demoraram para compará-la com a sacola de compras da Ikea, popular marca de móveis, que cobra meros US$ 0,99 por sua versão – reciclável – em polipropileno.
Conjunto “mangueirense” Dolce & Gabbana
O look da grife italiana escolhido pela atriz Bruna Marquezine para um evento em Milão em 2018 monopolizou a internet. O conjunto verde e rosa brocado de R$ 12 mil não passou despercebido e foi comparado com roupas de cama, mais especificamente com colchas e almofadas, e até com aquele batom que durava 24 horas de embalagem verde e dourada. Também não faltou quem fizesse uma pesquisa mais aprofundada no Google e descobrisse que o modelo era, na verdade, bem parecido com o visual do sambista Darcy da Mangueira na capa do disco “A História do Samba Verdadeiro”.
Camisa/camiseta Balenciaga
A marca espanhola já pode pedir música. Em 2018, o estilista Demna Gvasalia surpreendeu mais uma vez ao lançar uma camisa costurada sobre uma camiseta por US$ 1.290. Os internautas não perdoaram: a ousadia do designer nascido na Geórgia já era conhecida, mas na ocasião ela foi além do que se podia esperar.
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