Marcadas na memória e na história: relembre 10 mulheres icônicas que nos deixaram em 2021

De bell hooks a Marília Mendonça, o último ano foi cheio de perdas no Brasil e no mundo
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
(Foto: Divulgação)

O ano de 2021 foi marcado pela morte de algumas personalidades icônicas ao redor do mundo. Atrizes, cantoras e escritoras que tiveram passagens notáveis por aqui nos deixaram, mas continuarão na memória de um grande número de fãs e admiradores. Muitas delas deixaram suas obras como legado e história. 

Relembre, a seguir, algumas figuras que o Brasil e o mundo perderam em 2021: 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

(Foto: Divulgação)

Helen McCrory

17 de agosto de 1968 – 16 de abril de 2021

A atriz Helen McCrory, conhecida por interpretar Narcisa Malfoy na famosa franquia “Harry Potter” e Elizabeth “Polly” Gray no seriado britânico “Peaky Blinders”, morreu no dia 16 de abril de 2021, aos 52 anos, após lutar contra um câncer. A notícia foi divulgada pelo marido, o ator Damian Lewis.

(Foto: Divulgação)

Eva Wilma

14 de dezembro de 1933 – 15 de maio de 2021

Eva Wilma morreu aos 87 anos vítima de um câncer no ovário. Ao longo de 66 anos de carreira, a atriz e bailarina brasileira participou de cerca de 63 projetos – entre novelas, minisséries e especiais. No teatro, estrelou 62 peças. Já no cinema, foram 30 filmes. A trajetória reconhecida a fez vencer 93 prêmios. 

(Foto: Divulgação)

Mabel Calzolari

11 de dezembro de 1999 – 22 de junho de 2021

Maria Belén, também conhecida pelo nome artístico Mabel Calzolari, morreu aos 21 anos no dia 22 de junho de 2021. A atriz, que havia sido revelada na novela “Orgulho e Paixão”, da Rede Globo, já sofria há dois anos de uma doença rara chamada aracnoidite, uma inflamação que ocorre na aracnoide, uma das membranas que circundam os nervos da medula espinhal.  

(Foto: Divulgação)

Marília Mendonça 

22 de julho de 1995 – 5 de novembro de 2021

A cantora Marília Mendonça morreu aos 26 anos em um acidente de avião no oeste de Minas Gerais. Conhecida como a rainha da sofrência, a artista levou o empoderamento feminino ao mundo sertanejo, um ambiente tradicionalmente masculino, revolucionando o cenário musical do país. A cantora deixou um filho de um ano e quase 100 músicas inéditas.

(Foto: Divulgação)

Cristiana Lôbo 

2 de fevereiro de 1958 – 11 de novembro de 2021

A jornalista e colunista Cristiana Lôbo morreu aos 63 anos devido a um mieloma múltiplo, câncer de um tipo de células da medula óssea. Em mais de 30 anos de carreira, colecionou diversas passagens pelo cenário da cobertura política no país. Teve sua estreia na televisão em 1997, na Globonews, onde fez parte do time de comentaristas do “Jornal das Dez”. Também teve passagens pelo jornal “O Globo” e pelo “O Estado de S. Paulo”.

(Foto: Divulgação)

Noemi Gerbelli

13 de junho de 1953 – 1 de dezembro de 2021

No dia 1 de dezembro de 2021, a atriz, produtora e comediante Noemi Gerbelli, de 68 anos, teve sua morte divulgada pela sobrinha, Vanessa Gerbelli, nas redes sociais. A causa da morte, no entanto, não foi revelada. Noemi ficou conhecida, entre outros trabalhos, por viver a personagem Olivia na novela infantil do SBT “Carrossel” entre 2012 e 2013. Já na TV Globo, fez parte do elenco de “Presença de Anita”, em 2001, e aparições especiais em “Os Normais”, “A Diarista” e na novela “A Favorita”. 

(Foto: Divulgação)

Mila Moreira

18 de maio de 1949 – 6 de dezembro de 2021

Ainda no início de dezembro, a morte da atriz e modelo Mila Moreira, de 72 anos, foi confirmada pelo Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro, onde ela estava internada depois de sofrer uma parada cardíaca. Mila participou de cerca de 30 novelas e cinco minisséries ao longo de sua carreira, mas começou a vida profissional aos 14 anos, como modelo. Sua estreia na televisão foi na telenovela da Rede Globo “Marrom Glacé”. A partir daí, participou de uma série de obras de Cassiano Gabus Mendes, como “Ti Ti Ti”,  “Plumas e Paetês” e “Elas por Elas”.

(Foto: Divulgação)

Lina Wertmuller

14 de agosto de 1928 – 9 de dezembro de 2021

A diretora e escritora italiana Lina Wertmuller, a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de melhor direção, morreu no dia 9 de dezembro de 2021, aos 93 anos. Cineasta desde o início dos anos 1960, Lina arrebatou o cinema mundial com seus filmes politicamente carregados dos anos 1970, incluindo “Mimi, o Metalúrgico”, “Amor e Anarquia” e “Por um Destino Insólito”. Sua indicação ao Oscar veio em 1977, pela obra “Pasqualino Sete Belezas”.

(Foto: Divulgação)

Anne Rice 

4 de outubro de 1941 – 11 de dezembro de 2021

A escritora norte-americana Anne Rice, conhecida por obras como “Entrevista com o Vampiro”, morreu aos 80 anos devido a complicações de um acidente vascular cerebral (AVC). A notícia foi compartilhada com os fãs pelo filho da autora, Cristopher Rice, nas redes sociais da mãe. Nascida em 1941 em Nova Orleans, em Luisiana, Estados Unidos, a escritora começou sua carreira durante a década de 1970, quando sua filha, Michele, na época com cinco anos de idade, faleceu de leucemia. Desde então, foram mais de 30 títulos publicados.

(Foto: Divulgação)

bell hooks

25 de setembro de 1952 – 15 de dezembro de 2021

Acontecimento mais recente da lista, a morte de bell hooks abalou o mundo acadêmico, visto que a escritora era um dos principais nomes do ativismo feminista e negro, com mais de 40 livros lançados sobre raça, feminismo, educação, relações sociais e culturais. A causa da morte não foi divulgada, mas, segundo familiares, bell já estava doente e faleceu rodeada de amigos e familiares, aos 69 anos. Batizada oficialmente como Gloria Jean Watkins, bell hooks ficou conhecida pelo seu pseudônimo em 1978, após a publicação do seu primeiro livro de poemas, “And There We Wept”. O nome artístico, escrito inteiramente com letras minúsculas, era uma homenagem à bisavó.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×