Principais notícias do mercado para terça-feira

Pessimismo nos Estados Unidos, queda do preço do petróleo e tudo que vai mexer com o mercado hoje (20)
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

As bolsas norte-americanas fecharam em uma nova queda ontem(19), em meio ao receio do mercado. O índice Dow Jones, que mostra o desempenho médio das trinta principais empresas da bolsa dos Estados Unidos, apresentou a maior baixa desde outubro de 2020, de mais de 700 pontos. O S&P500 fechou encerrou o pregão com 4.258 pontos, queda de 1,59%.

A preocupação do mercado é a variante Delta do coronavírus e, consequentemente, a aceleração do número de casos da doença nos Estados Unidos. O receio fim é que isso possa, mais uma vez, desacelerar a economia norte-americana.

OLHA SÓ: Principais notícias do mercado para segunda-feira

O mercado norte-americano aguarda os resultados financeiros das empresas listadas na bolsa. Esta semana, entre as 500 principais empresas dos Estados Unidos, 76 devem divulgar seus resultados referente ao segundo trimestre de 2021, mas o receio com a inflação nos Estados Unidos ainda preocupa.

No Brasil, o mercado acompanhou o pessimismo norte-americano. O Ibovespa fechou com 124.394 pontos, o que representa queda de 1,24%. 

Com o Congresso em recesso e o presidente Bolsonaro se recuperando do estado de saúde, o mercado tem se guiado por notícias internacionais. O receio nos Estados Unidos com a inflação e ao aumento de casos da Covid-19 refletiram nos resultados da bolsa brasileira. Com isso, o dólar fechou a R$ 5,25, alta de 2,65%.

Outro fator que abalou o mercado brasileiro foi a queda dos preços das commodities, principalmente do petróleo. A Petrobrás, PETR4 e PETR3, caíram 1,65% e 1,18%, respectivamente, já que a empresa é diretamente impactada pelo preço do petróleo.

Essa semana também é marcada pelo início da temporada de balanços financeiros e pelo IPO, processo no qual uma empresa estreia na bolsa, da Desktop, da Privalia e da Multilaser, que serão destaque nos pregões dos próximos dias.

Carol Proença é estudante de economia e especialista de investimentos certificada

Compartilhar a matéria:

×