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Maiana Bonotto: 7 hábitos fundamentais para quem quer ter qualidade de vida

Adquirir práticas saudáveis requer organização e consciência sobre a importância de ter uma boa saúde para desempenhar as atividades do dia a dia
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Maiana Bonotto: 7 hábitos fundamentais para quem quer ter qualidade de vida
uma rotina com hábitos saudáveis, pode nos levar a ter uma vida plena, feliz, melhorar completamente a qualidade e expectativa de vida, e, por consequência, prevenir doenças

Alguns estudos mostram que uma rotina básica de hábitos saudáveis melhora o bem-estar, autoestima e, consequentemente, faz com que as pessoas se dediquem mais ao trabalho, sejam mais produtivas e melhorem as relações sociais. 

Muitos de nós buscam o melhor caminho para ter uma vida feliz, com muita energia e saúde. Porém, ser saudável não significa apenas ausência de doenças, mas engloba também o bem-estar físico, mental, social e emocional.

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Nosso estilo de vida e conduta contribuem para a condição da nossa saúde e influenciam fortemente na felicidade. Ou seja, ter hábitos que poderiam ser evitados, que não fazem bem, pode causar problemas e danos em todos os campos da vida. 

O inverso disso, que seria criar uma rotina com hábitos saudáveis, pode nos levar a ter uma vida plena, feliz, melhorar completamente a qualidade e expectativa de vida, e, por consequência, prevenir doenças.

Veja a seguir 7 hábitos que fazem a diferença e contribuem para uma rotina saudável:

1. Alimentação 

Uma alimentação saudável é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e contribuir para uma vida mais longeva.

A maneira como nos alimentamos influencia no equilíbrio das funções digestivas e no nosso humor. Por isso, ter uma dieta balanceada e adaptada ao seu cotidiano, melhora a saúde consideravelmente. 

Para ter bons resultados, é importante evitar alimentos industrializados e processados, principalmente aqueles ricos em açúcar, sal, farinha branca, refrigerantes, frituras e fast food em geral.

2. Atividade física

Praticar exercícios é, sem dúvidas, muito importante para garantir uma vida mais saudável. Ao tempo que ajuda a prevenir doenças, movimentar o corpo melhora a qualidade de vida, gera bem-estar e descargas de adrenalina, que nos dão energia para outras atividades.

Procure algo que você gosta e comece aos poucos, duas ou três vezes na semana. Existem várias possibilidades e formas de  exercitar o corpo de maneira agradável. 

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No mais, praticar atividade física é fundamental para a postura e equilíbrio, além de ajudar no aumento da produção de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar.

3. Beber água

Ingerir a quantidade necessária de água, é essencial para manter o pleno funcionamento do organismo.

A hidratação faz com que o cérebro permaneça produtivo e ativo. Além de trazer vários benefícios para a saúde, como controle da pressão sanguínea, melhora do funcionamento do intestino e do transporte de nutrientes, manter o corpo em movimento também contribui para o aumento da resistência física e da absorção de vitaminas.

Há muitas opções e alternativas que podem ajudar a adquirir esse hábito. O ideal é deixar uma garrafa d’água sempre cheia no ambiente de trabalho, para facilitar e lembrar nossa mente constantemente sobre a necessidade da hidratação.

Preparar águas saborizadas também é uma ótima opção. Outra ideia é colocar alarme ou baixar aplicativos que ajudam nessa função de nos lembrar de tomar água a cada uma hora. 

4. Meditação 

Se você conseguir fazer uma pausa de 15 minutos para ficar em silêncio, pelo menos uma vez ao dia, você já vai ser capaz de perceber os efeitos dessa prática na sua rotina. 

Técnicas de respiração ajudam a aquietar a mente, melhorar a concentração e relaxar, desenvolver a criatividade e a imaginação, e diminuir a ansiedade. 

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A prática da meditação, está ligada ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida no dia a dia.

5. Dormir bem

Uma noite bem dormida está associada a diversos fatores da saúde física, mental e emocional. É durante o sono que ocorre a regulação hormonal e renovação celular, que traz benefícios para a saúde, como melhora do humor, capacidade do organismo para combater infecções e diminuição do estresse. 

Além disso, dormir o número de horas necessárias por noite, que seria entre sete e oito horas, ajuda na prevenção da pressão alta, ansiedade e diabetes, e no aumento da capacidade de concentração e produtividade.

Procure sempre deitar no mesmo horário e criar um ambiente sem ruído, escuro e confortável para uma ótima noite de sono.

6. Leitura

Reserve um tempo para ler, pois se o corpo necessita de exercícios constantes, a mente também. 

Ter um momento para ler é muito importante para manter a mente ativa, aliviar o estresse e estimular a criatividade. 

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Se você não consegue fazer isso durante o dia, separe alguns minutinhos de dormir. Fique longe de aparelhos eletrônicos e aproveite os benefícios da leitura para ter esse momento com você e um bom livro.

7. Planejar sua rotina

Organizar um calendário com horários e determinar tarefas é a chave para construir uma rotina. Uma vida desorganizada pode gerar estresse ou descumprimento de planos e objetivos.

O planejamento é uma ótima forma para definir e conseguir controlar uma rotina de trabalho e exercícios, otimizar tempo e as atividades, e ser mais produtivo, principalmente, para quem trabalha em casa. 

Uma rotina planejada é capaz de gerar a sensação de dever cumprido e de bem estar no fim do dia.

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