Alpargatas decepciona no balanço e despenca na bolsa

Junto com os resultados do terceiro trimestre de 2021, companhia anuncia investimentos, pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio, além de novas lideranças femininas
Foto Luciene avatar v1

As ações da Alpargatas estão no topo das perdas do Ibovespa nesta sexta-feira (29) após a divulgação do balanço na noite de ontem.

Os papeis ALPA4 perdiam 9,12% a R$ 39,25 a poucas horas do encerramento do pregão.

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A fabricante brasileira dos chinelos Havaianas reportou números bons no geral, mas o mercado se apegou a um detalhe que fez a diferença nas operações de hoje com as ações da companhia. O volume de vendas no mercado brasileiro teve alta de apenas 1% no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2020, totalizando 62,6 milhões de pares vendidos. O mercado brasileiro responde por mais de 90% das vendas da companhia.

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Na mesma base de comparação, o volume de vendas teve queda de 1% na Europa, baixa de 33% na China e alta de 40% nos Estados Unidos.

Investimentos de R$ 600 milhões e pagamento de dividendos

A Alpargatas também aproveitou a divulgação do balanço para anunciar investimentos de R$ 600 milhões na expansão de fábricas, melhoramento de malha logística e novas tecnologias de produto e processo em 2022. A companhia informou que a prioridade de uso do recurso será na estrutura operacional brasileira.

Além dos resultados e investimentos, a Alpargatas anunciou a distribuição de R$ 137 milhões em dividendos e de R$ 13 milhões como juros sobre capital próprio. O direito ao pagamento será a acionistas inscritos em 3 de novembro e as ações serão negociadas “ex direito” a partir de 4 de novembro.

O pagamento aos acionistas da companhia será feito em 19 de novembro.

Novas mulheres no comando

O balanço da Alpargatas trouxe novidades no time da empresa. Ana Bógus assumiu o cargo de vice-presidente da unidade de negócios Havaianas Brasil com a missão de liderar o novo ciclo da empresa focado em multicanais. A executiva tem 27 anos de experiência liderando unidades de negócios em companhias globais de consumo e, mais recentemente, atuou na Rappi.

A partir de 1 de novembro, Maria Fernanda Albuquerque assume a vice-presidência de marketing global da companhia para desenvolver as estratégias de construção de marca nos mercados internacionais, inovação de produtos e experiência de usuários. Ela tem 18 anos de experiência na área de marketing com passagens pela Ambev e Vivo e atuava como diretora de branding e comunicação global da Alpargatas desde outubro de 2019.

Luciene Miranda é repórter especial na Elas Que Lucrem

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