Digitalização e personalização de serviços devem expandir mercado de seguradoras no Brasil, aponta pesquisa

Segundo a consultoria Capco, 53% dos brasileiros devem comprar um produto adicional de seguros no próximo ano
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53% das pessoas deverão comprar um produto adicional de seguros no próximo ano (Foto: Mikhail Nilov/Pexels)

Uma pesquisa realizada pela consultoria Capco com 14 mil pessoas no mundo, sendo 1.007 delas brasileiras, mostrou que o mercado de seguros ainda tem muito para ser desbravado em território nacional. Intitulado “O Futuro do Seguro: Personalizado, Digitalizado e Conectado”, o estudo destacou que 77% dos entrevistados nunca tiveram uma apólice, enquanto 30% assumiram não saber muito sobre o assunto. 

Seguindo o mesmo caminho, o documento revela que 31% dos brasileiros consideram o produto desnecessário, enquanto 12% afirmam que não saberiam qual comprar. Apesar disso, o setor ainda desperta interesse: ao menos 53% das pessoas ouvidas deverão comprar um produto adicional de seguros no próximo ano.

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Segundo a consultoria, a estratégia para reter e aumentar a base de clientes no país pode estar na digitalização. O relatório indica que 70% dos entrevistados que não possuem seguro usariam um aplicativo para ver todos os seus produtos financeiros em uma mesma plataforma, assim como 68% dos que já adquiriram um seguro esperam que o serviço online de suas seguradoras melhorem. 

Além da digitalização do processo como parte do planejamento, a Capco deduziu que a personalização do serviço pode ser um diferencial importante para as companhias do setor. Isso porque a pesquisa mostra que 78% dos brasileiros que já contam com um seguro estariam dispostos a informar seus dados pessoais em troca de opções e produtos que atendessem às suas necessidades de forma mais específica. Para 41% desses, o compartilhamento de informações poderia acontecer por meio de “wearables” ou acessórios como os relógios inteligentes. 

Fora do âmbito digital, o velho e bom custo-benefício continua sendo o fator mais decisivo na hora dos brasileiros decidirem por uma seguradora, mostra o documento. E, por trás da compra, o aumento da própria renda é a maior justificativa para o interesse no serviço. 

Para o sócio da consultoria, Luciano Sobral, o mercado brasileiro está mudando rapidamente, assim como as exigências dos novos consumidores. “Novos produtos e modelos de negócios podem ser criados, aumentando as conveniências para os usuários atuais e contribuindo para a captação de clientes”, conclui. 

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