A American Airlines divulgou hoje (20) um prejuízo menor para o quarto trimestre do ano passado, ante o mesmo período de 2020, resultado impulsionado pela forte demanda de viagens durante o final de ano.
As companhias aéreas dos Estados Unidos se beneficiaram dos milhões de norte-americanos que viajaram em novembro e dezembro. A Administração de Segurança de Transportes do país rastreou quase 21 milhões de pessoas viajando em um intervalo de dez dias no feriado de Ação de Graças.
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A demanda durante a véspera de Natal e a véspera de Ano Novo também foi forte, ainda que os cancelamentos de voos em massa no final do ano devido ao aumento dos casos de Covid-19 e às condições climáticas tenham impedido que as empresas atendessem toda a demanda.
Em uma base ajustada, a American Airlines registrou um prejuízo de US$ 1,42 por ação no quarto trimestre, em comparação com um prejuízo de US$ 3,86 por ação um ano antes. A média de analistas consultados pela Refinitiv apontava para um prejuízo trimestral de US$ 1,48 por ação.
Já a receita operacional subiu para US$ 9,43 bilhões no trimestre, ante US$ 4,03 bilhões no mesmo período do ano anterior.
A American Airlines disse que as viagens domésticas a lazer e o tráfego internacional de curta distância estão se aproximando dos níveis de 2019, enquanto a demanda por voos mais longos ao exterior continua desafiadora.
As viagens domésticas corporativas, que representaram 30% da receita com passageiros da empresa em 2019, se recuperaram no último trimestre para cerca de 70% do nível pré-pandemia.
A American Airlines, no entanto, disse que a volatilidade na demanda de viagens devido às novas variantes da Covid-19 criou “o ambiente de planejamento mais desafiador da história da aviação comercial”.
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A empresa planeja combinar sua capacidade com as tendências de reservas. Ela espera que sua capacidade no trimestre até março caia cerca de 8% a 10%, em comparação com o mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a projeção é de queda de 5% ante o ano pré-pandemia.
Estima-se que sua receita no trimestre atual tenha caído de 20% a 22% em relação ao primeiro trimestre de 2019 por conta do impacto da variante ômicron da Covid-19 na demanda de janeiro e fevereiro. As ações da empresa caíam em Nova York nesta quinta-feira, após tendência positiva no pré-mercado.
A American Airlines, com sede em Fort Worth, no Estado norte-americano do Texas, aumentou sua capacidade e equipe para atender ao aumento de demanda durante a alta temporada. As milhas por assentos disponíveis, uma métrica da capacidade de uma aeronave em gerar receita, aumentaram 84% em relação ao ano anterior. A companhia disse que planeja contratar outros 18 mil funcionários este ano, depois de adicionar 16 mil novos membros à equipe no ano passado.
(Com Reuters)
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