FGV IBRE lança novo indicador para medir a variação de preços dos aluguéis residenciais

Índice abrange quatro capitais das regiões Sul e Sudeste
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Aluguéis FGV IBRE
Índice analisa as taxas e reajustes dos contratos de aluguéis residenciais (Foto: Alexandr Podvalny/ Pexels)

Na próxima terça-feira (11), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) divulgará, pela primeira vez, seu recém-lançado índice de Variação de Preços de Aluguéis Residenciais, batizado de IVAR/FGV. O indicador usará dados de contratos de locação das capitais Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

A novidade busca tornar mais transparente a evolução dos preços dos imóveis alugados nas regiões pesquisadas, já que, conforme a instituição, há uma lacuna nas estatísticas desse nicho. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

A metodologia do indicador consiste em coletar dados sobre os valores negociados dos aluguéis com as administradoras de imóveis. As informações analisadas incluem as taxas atualizadas e os reajustes dos contratos existentes, levando em conta as características de cada imóvel.  

Com o método empregado, a instituição afirma que é possível mensurar de maneira robusta a variação média dos aluguéis ao longo do tempo. Dessa forma, há mais clareza sobre a oferta e demanda no mercado de locação de imóveis residenciais. 

Para ter acesso ao IVAR/FGV, os interessados devem consultar o Portal IBRE, a partir de 11 de janeiro. Os números serão divulgados mensalmente e integrarão o calendário fixo de índices, indicadores e sondagens do FGV IBRE. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×