As bolsas asiáticas fecharam em alta, com exceção de Shanghai, nesta terça-feira (1). Na Europa, os principais índices de ações seguem positivos. Nos Estados Unidos, o pré-mercado com os índices futuros mostra leve baixa.
Por aqui, o mês de janeiro da bolsa brasileira deixou a maioria dos investidores bem satisfeita. O Ibovespa acumulou alta de 6,98% com a forte chegada de capital externo em busca de blueships, ações com grande liquidez.
Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!
Os preços das ações brasileiras estão com preços atraentes após as baixas de 2021, o que mostrou um ranking de valorizações em janeiro diversificado, mas com prevalência de companhias ligadas ao setor financeiro.
Hoje, começa a reunião de dois dias do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, para decidir sobre a taxa básica de juros – Taxa Selic – no Brasil. O resultado será divulgado amanhã (2), após o fechamento da bolsa.
É consenso no mercado de que o Copom irá elevar a taxa em 1,5 ponto percentual, de 9,25% para 10,75% ao ano.
O comitê deverá se ater, principalmente, ao IPCA-15 de janeiro, que veio a 0,58%, com desaceleração, mas acima do esperado.
Outra referência serão as projeções do mercado verificadas pelo próprio Banco Central para o Boletim Focus, divulgado toda segunda-feira. As estimativas de inflação para este ano vêm aumentando a cada semana. Nesta última pesquisa anunciada ontem, o IPCA foi projetado a 5,38% para 2022, ante 5,15% no levantamento anterior.
Luciene Miranda é repórter especial e colunista na Elas Que Lucrem
Fique por dentro de todas as novidades da EQL
Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente