Empresas de tecnologia com políticas ESG robustas são mais valorizadas no mercado

Estudo do grupo britânico Janus Henderson Investors analisou dados de 2018 a 2020
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
homem segurando um pouco de terra
Estudo apontou que para empresas de alto crescimento, a relação com melhores padrões ESG é ainda mais expressiva (Foto: Rawpixel)

Empresas de tecnologia com fortes padrões ESG – governança ambiental, social e corporativa, em português – têm, em média, seu desempenho financeiro mais valorizado pelo mercado. Foi o que descobriu um estudo dirigido por Alison Porter, gerente de portfólio da Janus Henderson Investors, com dados de 2018 a 2020. 

O estudo do time de global technology leaders do grupo britânico de gestão de ativos globais sediado em Londres, na Inglaterra, analisou todo o universo investível de empresas de tecnologia usando um sistema de pontuação ESG e as principais métricas de avaliação. 

O que se constatou foi que os resultados desafiam um equívoco popular: de que as classificações ESG são menos relevantes para ações de alto crescimento com altos valuations. Na verdade, os dados da pesquisa mostraram que a relação é ainda mais forte.

Além disso, o estudo apontou que para empresas de alto crescimento, a relação com melhores padrões ESG é ainda mais expressiva.

LEIA MAIS

Já empresas de tecnologia com padrões ESG fracos podem ser armadilhas de valor. Ou seja: mesmo aquelas com forte crescimento de lucros provavelmente não receberão crédito total em comparação com seus pares que demonstram uma consideração positiva a fatores não financeiros.

Outras descobertas

O levantamento também mostrou que as empresas que apresentam um bom desempenho nas métricas ESG, e que podem apresentar melhora significativa nesses fatores, tendem a ser mais valorizadas pelos investidores. Por isso, os fatores ESG devem ser parte integrante do processo de investimento.

No que diz respeito ao recorte regional, em 2020, na Ásia, as empresas ESG com pontuação mais alta receberam, em média, um prêmio 36% maior  em relação às empresas com pontuação mais baixa. Além disso, tanto a Europa quanto a América do Norte e do Sul viram aumentos sustentados ao longo dos três anos de dados nos prêmios concedidos às empresas ESG com pontuação mais alta em relação ao índice Preço sobre Lucro.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×