Designer prepara exposição com peças que valorizam a reutilização de vergalhões e sobras das obras

“Reutilizar para Criar Arte Sustentando o Planeta”, de Anna Persia Bastos, ocupará o Gabinete do Espaço BB no Rio de Janeiro
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Anna Persia Bastos
“O Brasil é o terceiro maior produtor de ferro do mundo. E é um material que pode ser ressignificado em toda a sua vida, imprimindo a passagem do tempo” (Foto: Divulgação)

Com peças que misturam o vergalhão e a arte e materiais retirados de sobras das obras, a designer de interiores Anna Persia Bastos, conhecida por seus projetos de casas e espaços saudáveis e inclusivos, inaugura a exposição “Reutilizar para Criar Arte Sustentando o Planeta”. 

Localizada no Gabinete do Espaço BB, no Shopping Cassino Atlântico, no Rio de Janeiro, a mostra, que possui curadoria da arquiteta Marcia Marschhausen, preza por transformar o que seria descarte em mobiliário e peças sustentáveis.

A exposição, que ficará aberta entre 9 de junho e 9 de julho, investe no vergalhão como material principal e a parceria de artistas plásticos, mostrando que arte, design, saudabilidade e sustentabilidade caminham juntos.

“O Brasil é o terceiro maior produtor de ferro do mundo. E é um material que pode ser ressignificado em toda a sua vida, imprimindo a passagem do tempo. Trabalho com ele sempre enferrujado, num processo natural, transformando o que poderia ser lixo em soluções de espaço ou objetos de decoração”, explica Anna Persia. 

LEIA TAMBÉM

Segundo a designer, o descarte consciente não é muito simples no Brasil e há dificuldade de achar parceiros que estejam realmente interessados em levar a proposta adiante. “Temos obrigação em dar um destino aos materiais que são gerados na obra – entulho, ferro, vasilhames de tintas, verniz e tantos outros. O que acontece é que não temos um local de destino”, conta a designer. 

Por isso, graças a doações para pessoas que precisam ou têm interesse, Anna se esforça para que esses resíduos não parem no lixo. “No caso dos ferros, faço campanha para que outros profissionais me doem, já que é o principal material que utilizo em meus projetos. Uso técnicas para gerar menos resíduos numa obra. E, assim, vou dando minha contribuição ao mundo.”

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×