8 professoras inesquecíveis retratadas no cinema

Com técnicas nada convencionais de aprendizado, essas educadores se destacaram nas telonas
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Julia Roberts em “O Sorriso de Mona Lisa” (Via: Divulgação)

O Dia do Professor foi celebrado no último dia 15, mas sempre é tempo de lembrar da importância desse profissional. Com a chegada do final de semana – e mais tempo livre -, selecionamos oito filmes cujas histórias giram em torno de quem dedica a vida a passar adiante seus conhecimentos.

As obras, baseadas ou não em histórias reais, mostram os desafios e o cotidiano de educadoras bem-sucedidas em suas áreas de atuação, que lançam mão de novas técnicas de aprendizado e provam que a educação é um pilar insubstituível. 

LEIA MAIS: Dia do Professor: 11 educadoras que mudaram os rumos da educação no Brasil

Veja, abaixo, quais são elas:

“O Sorriso de Mona Lisa” (2003)

Na década de 1950, Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora recém-formada que passa a dar aula em um dos mais tradicionais colégios dos Estados Unidos, o Wellesley College. Lá, a jovem se depara com alunas que foram criadas para se tornarem nada mais do que esposas e mães. Decidida a abrir os olhos das estudantes para outras realidades,  a protagonista passa a ensinar conceitos contra a norma local, inspirando as alunas a ambicionar uma vida diferente. 

“Escritores da Liberdade” (2007)

Baseado em uma história real, o filme conta a trajetória de Gruwell (Hilary Swank), uma jovem professora recém-chegada à uma escola da periferia. Logo nos primeiros dias, ela se depara com um ambiente corrompido pela violência e por tensões raciais. Para conquistar a confiança dos alunos, a educadora estimula que eles falem mais sobre as próprias vidas, estimulando a tolerância e o respeito entre os grupos.

“Verônica” (2009)

A produção brasileira conta a história de Verônica (Andréa Beltrão), uma professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que precisa lidar constantemente com assaltos, tráfico de drogas e violência. Sua vida muda do dia para noite quando, depois da aula, ela percebe que ninguém foi buscar um de seus alunos de oito anos. Decidida a levá-lo para casa, a personagem descobre que os pais do menino foram mortos por traficantes que agora estão à procura dele .A partir daí, Verônica passa a acobertar a criança e protegê-la dos assassinos.

“O Milagre de Anne Sullivan” (1962)

Anne Sullivan (Anne Bancroft) é uma professora determinada a ensinar a pequena Helen Keller (Patty Duke), uma menina cega, surda e muda, a se comunicar. Para isso, ela precisa enfrentar a autoridade da família, que trata a criança com pena e excesso de mimos, e desenvolver uma técnica para mostrar o mundo à garota. Com a evolução de Helen, professora e aluna passam a nutrir uma conexão especial. 

“Matilda” (1996)

Considerada uma criança brilhante, Matilda Wormwood (Mara Wilson) cresceu ao lado de pais ignorantes. Após descobrir que a menina tem poderes mágicos, o pai, Harry (Danny DeVito), resolve finalmente matriculá-la na escola. Lá, ela conhece a professora Honey (Embeth Davidtz), a única adulta que parece compreendê-la. Cada vez mais próximas, a aluna e a mentora passam a se defender da diretora do colégio, a rígida  Agatha Trunchbull (Pam Ferris). 

“Preciosa – Uma História de Esperança” (2009)

Aos 16 anos, Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) está grávida do seu pai abusador (Rodney Jackson) pela segunda vez. Sem nenhum afeto da família, a jovem ainda precisa lidar com a falta de dinheiro e a baixa autoestima. Suas perspectivas de vida só mudam quando ela é transferida para uma escola alternativa e acaba conhecendo a professora Rain (Paula Patton). Sob a orientação da tutora, Preciosa se livra das opressões.

“Mentes Perigosas” (1995)

Inspirada em uma história real, a obra conta a vida de  Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer), uma ex-oficial da marinha que abandona a carreira militar para se tornar professora de inglês. No entanto, uma vez na sala de aula, a personagem se depara com alunos desinteressados e rebeldes. É quando ela resolve implementar métodos não convencionais de ensino, apelando para o karatê e músicas de Bob Dylan.

“Além da Sala de Aula” (2011)

O filme conta a história real de Stacey Bess (Emily VanCamp), uma jovem professora que começa a dar aula para crianças de rua. Desestimulada pelo ambiente hostil e pela defasagem de aprendizado entre os alunos, ela resolve mudar as condições do local e correr atrás de melhorias. Ao improvisar um abrigo e conseguir novos materiais, a educadora passa a se aproximar dos estudantes e acaba mudando seus futuros.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Participe da live Meu Primeiro Investimento

Compartilhar a matéria:

×