Having Everything Revealed: conheça H.E.R., cantora norte-americana indicada a oito categorias no Grammy 2022

Com seu álbum de estreia “Back of My Mind”, a artista conseguiu o 6o lugar no Billboard 200
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Having Everything Revealed: conheça H.E.R., cantora norte-americana indicada a oito categorias no Grammy 2022
Com “Back of My Mind”, seu álbum de estúdio de estreia, H.E.R. assegurou oito indicações para o Grammy Awards 2022 e seu melhor desempenho semanal nas paradas de música (Foto: Divulgação)

H.E.R. é o acrônimo de Having Everything Revealed (“Tendo Tudo Revelado”, em tradução livre). A cantora norte-americana Gabriella Wilson, nascida em Vallejo, na Califórnia, optou pelo mistério de sua identidade como uma metáfora de sua existência. Durante o processo de gravação, a cantora evitava falar dos seus sentimentos, exceto quando compunha ou estava no estúdio. Assim nasceu o acrônimo que fez dela uma gigante da indústria musical, dona de várias indicações e estatuetas do Grammy com apenas 24 anos.

“Eu sinto que essa é a era de ir contra o estrelato. Eu realmente só quero fazer música e fugir de questões sobre relacionamentos ou sobre o que estou vestindo”, disse durante uma entrevista.

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Ainda criança, H.E.R. fez sucesso com um cover de Alicia Keys no programa “The Today Show”. Com apenas 12 anos, participou de uma competição de canto da Rádio Disney dos Estados Unidos. A pequena Gabriella já buscava seu espaço.

Música de protesto

“Não consigo respirar/ Você está tirando minha vida de mim/ Não consigo respirar/ Alguém vai lutar por mim?” – trecho de “I Can’t Breathe”, canção de H.E.R.

Filha de mãe filipina e pai afro-americano, H.E.R. se tornou um símbolo da música de protesto, engajada com os problemas atuais. Tradicional nos anos 1970, o rhythm & blues (R&B) se consumou como o gênero musical de protesto da população negra norte-americana. Cinquenta anos depois, H.E.R. não apenas se empodera desse gênero, como também adiciona o toque especial das batidas de hip-hop, também uma esfera politizada da música, nas suas composições.

Having Everything Revealed: conheça H.E.R., cantora norte-americana indicada a oito categorias no Grammy 2022
“I Can’t Breathe” é uma homenagem a todas as pessoas que foram vítimas da violência policial nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Youtube)

Com a onda de manifestações anti-racistas nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, homem negro assassinado em Minneapolis por policiais brancos em 2020, a cantora lançou “I Can’t Breathe” – frase dita por Floyd momentos antes de morrer. A música se tornou uma espécie de hino para os manifestantes e rendeu à cantora o Grammy de Música do Ano em 2020. 

H.E.R. concorreu com artistas consolidados, como Taylor Swift e Dua Lipa. Com a escolha da academia, a cantora e seu trabalho ficaram muito mais conhecidos internacionalmente. Mas não foi apenas o reconhecimento da principal premiação da indústria musical que fez de “I Can’t Breathe” uma canção que valesse a pena escutar. 

OLHA SÓ: Da Disney ao Grammy: Conheça Olivia Rodrigo, dona de sete indicações na maior premiação da música

A música é uma homenagem a todas as pessoas que foram vítimas da violência policial nos Estados Unidos, onde afro-americanos têm uma chance muito maior de serem mortos pela polícia na comparação com o restante da população. Segundo um levantamento do jornal “Washington Post”, 2.527 pessoas brancas foram mortas pela polícia desde 2015. O número equivale a 13 mortes a cada milhão de habitantes. Entre os negros, porém, que representam apenas 13% da população norte-americana, os registros somam 1.318 mortes, o que equivale a 32 assassinados por milhão de habitantes.

“I Can’t Breathe” foi, em 2020, um tributo a todas as vítimas. Na época, com as manifestações do movimento Black Lives Matter, lembrar o nome das pessoas assassinadas tornou-se importante, e H.E.R. levou isso para o clipe da canção, mencionando George Floyd, Breonna Taylor, Stephon Clark e tantas outras vítimas dessa dura realidade.

Having Everything Revealed: conheça H.E.R., cantora norte-americana indicada a oito categorias no Grammy 2022
“Fight For You” é parte da trilha sonora de “Judas e o Messias Negro” (Foto: Reprodução/The Tonight Show with Jimmy Fallon)

Como se não bastasse, H.E.R. também levou um Oscar para casa este ano. A cantora venceu na categoria Melhor Canção Original com a também politizada “Fight For You”, parte da trilha sonora de “Judas e o Messias Negro”, filme sobre a história dos Panteras Negras, um partido político dos Estados Unidos que lutava em defesa da comunidade afro-americana.

“Back of My Mind”

Durante a carreira, H.E.R. lançou cinco EPs após assinar com a RCA Records em 2016. Seu extended play de estreia, “H.E.R. Vol 1”, foi lançado em 9 de setembro daquele ano, e apareceu na lista de Best R&B/Soul Albums do iTunes, enquanto a faixa “Losing” destacou-se em Best R&B/Soul Singles.

Mas foi com “Back of My Mind”, seu álbum de estúdio de estreia, que H.E.R. assegurou oito indicações para o Grammy Awards 2022 e seu melhor desempenho semanal nas paradas de música. Com o disco, lançado em 18 de junho deste ano, a artista atingiu o 6o  lugar na parada da Billboard 200. 

Having Everything Revealed: conheça H.E.R., cantora norte-americana indicada a oito categorias no Grammy 2022
Filha de mãe filipina e pai afro-americano, H.E.R. se tornou um símbolo da música de protesto (Foto: Divulgação)

Com participações de Ty Dolla Sign, Chris Brown e outros rappers, o disco estreou em 1o lugar na parada R&B Albums da Billboard e em 4o lugar na parada R&B/Hip-Hop Albums, da mesma publicação. 

No Grammy 2022, H.E.R. está indicada nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum de R&B por “Back of My Mind”; Canção do Ano, Melhor Canção Composta para Mídia Visual e Melhor Performance de R&B Tradicional por “Fight For You”. Com “Demage”, a artista concorre nas categorias Melhor Música de R&B e Melhor Performance de R&B. Além dessas, H.E.R. concorre à Melhor Performance/ Canção de Música Cristã Contemporânea por “Hold Us Together (Hope Mix)”.

LEIA MAIS: Conheça Doja Cat, um dos destaques femininos do Grammy 2022

A 64ª edição do Grammy Awards está programada para o dia 31 de janeiro de 2022, no Staples Center, em Los Angeles, Estados Unidos. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×