7 séries que falam sobre dinheiro e saúde financeira

Produções audiovisuais ajudam a ilustrar os impactos do tema no cotidiano
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
“Ozark” conta a história de uma família envolvida em um processo de lavagem de dinheiro (Foto: Divulgação)

Na mídia, assuntos relacionados a dinheiro e economia costumam estar atrelados a dados e estatísticas divulgadas pelo estado ou por grandes organizações. No entanto, uma forma didática – e até relaxante – de se inteirar nesses temas é através de séries que exploram, em seu enredo, as dinâmicas financeiras do dia a dia.

Atualmente, segundo uma pesquisa da agência S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey, o Brasil ocupa a 74ª posição em um ranking global que mede o nível de educação financeira em 144 países. Além disso, 90% dos brasileiros admitem ter necessidade de estudar mais sobre o tema, aponta um estudo promovido pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Xpeed. 

“Aprender sobre saúde financeira, além de bom para o bolso, facilita a administração dos próprios recursos. Pode-se aprender a poupar, a usar o cartão de crédito com consciência e até mesmo quando é o momento de solicitar um empréstimo ou fazer investimentos”, explica Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.

Assim, as produções audiovisuais acabam sendo uma opção para aproximar o tema de grande parte da população. Seja de forma mais didática ou ainda através de narrativas que relacionem temas financeiros com os dramas vividos pelos personagens, as séries podem facilitar a compreensão de todo o ecossistema por trás do dinheiro. 

LEIA MAIS

Veja, a seguir, sete séries para compreender mais sobre o dinheiro e se inspirar para iniciar uma vida financeira mais saudável:

Billions

(Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix

Nesse drama, o bilionário Bobby Axelrod (Damian Lewis), dono de uma empresa de investimentos, acaba sendo algo de uma complexa investigação de um ambicioso promotor de Nova Iorque, Chuck Rhoades (Paul Giamatti). Em meio a drama, ação e suspense, a série aborda temas que envolvem o mercado financeiro, poder e política. 

Girlboss

(Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix

Baseada em um best-seller, a comédia conta a trajetória profissional de Sophia Amoruso (Britt Robertson), uma jovem rebelde que se vê falida em um emprego insatisfatório. Com urgência de mudança, ela acaba criando um negócio de vendas de roupas online que, de um dia para o outro, se transforma em um grande sucesso na internet. Assim, a protagonista se vê desafiada a amadurecer para liderar um negócio próspero e milionário. 

Desserviço ao consumidor

(Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix

Em formato de minissérie, a produção expõe as consequências globais de consumo envolvendo propagandas enganosas e até a negligência na produção de alguns itens populares. Entre eles, cigarros eletrônicos, cosméticos e até produtos sustentáveis. A partir daí, a série leva o telespectador a questionar seus critérios de escolha e até os hábitos de compra do dia a dia. 

Succession

(Foto: Divulgação)

Disponível na HBO

A comédia dramática conta a história da família Roy, dona de um dos maiores conglomerados internacionais de mídia. Com uma fortuna bilionária em jogo, o patriarca Logan Roy (Brian Cox) e seus quatro filhos, Kendall (Jeremy Strong), Roman (Kieran Culkin), Shiv (Sarah Snook) e Connor (Alan Ruck), precisam ligar com questões ligadas a  lealdade, os perigos do poder e a ética nos negócios. 

Suits

(Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix

Em meio à disputa de poder do escritório do advogado corporativo Harvey Specter (Gabriel Macht), não faltam debates sobre finanças e investimentos. Na tentativa de se manter sobre o poder após a chegada de um novo sócio, Harvey e sua equipe precisam garantir o sucesso da própria carreira enquanto lidam com revelações e segredos da alta sociedade de Manhattan. 

Explicando…Dinheiro

(Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix

Composta por cinco episódios de 22 minutos cada, a série tem como objetivo explicar, de forma didática, tópicos que envolvem a relação das pessoas com o dinheiro. Entre os temas abordados na produção estão compras por impulso, dívidas, ansiedade e outros problemas provocados pela falta de cuidado financeiro. 

Ozark

(Foto: Divulgação)

Disponível na Netflix

Embora o dinheiro não seja o tema central de “Ozark”, seu enredo é quase inteiramente motivado pelas arriscadas transações econômicas cometidas pelos personagens. Na série, o consultor financeiro Marty Byrde (Jason Bateman) se envolve em um processo de lavagem de dinheiro com um cartel de drogas mexicano. Para manter sua família em segurança, ele acaba usando – e abusando – de táticas de negócios e até de empreendedorismo. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×