Realizando sonhos: 7 dicas para se organizar financeiramente para uma viagem

Acompanhe as nossas dicas de como juntar dinheiro para viajar e encontrar o caminho para conquistar o seu sonho
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Viajar está na lista de desejo de praticamente todo mundo. Seja para longe ou perto. Praia ou campo. Urbano ou rural. Para rever a família ou encontrar um lugar totalmente novo.

O problema é que nem sempre essa viagem é uma prioridade quando temos que fazer escolhas dentro do nosso orçamento. É preciso considerar no roteiro, que vamos pagar passeios, hospedagem, deslocamento, alimentação, lembrancinhas…ufa! 

Pensando em te ajudar a conseguir enfim fazer as malas e encontrar mil motivos para ser feliz com mais essa conquista, preparamos este artigo com sete dicas de como juntar dinheiro para viajar de maneira organizada, simples e eficiente. Acompanhe. 

Só eu não sei juntar dinheiro?  

Não é de hoje que sabemos que, em especial, nós brasileiras e brasileiros não sabemos muito bem como juntar dinheiro, como mostra essa pesquisa de 2019, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que afirma que 67% dos consumidores não sabem guardar os seus rendimentos mensais. 

LEIA MAIS:

Os motivos são vários:

  • 40% dizem ter uma renda muito baixa;
  • 18% demonstram essa falha por conta de imprevistos financeiros que foram surpreendidos; 15% cita gastos atípicos, que incluem tratamentos médicos, reformas e compras;
  • 13% assume que não tem o controle financeiro necessário para tomar a iniciativa de juntar dinheiro. 

Claro que, se olharmos isso sob a ótica de segmentação entre as classes, a diferença fica ainda maior. Isso porque 71% das pessoas nas classes C, D e E não são poupadores, enquanto nas classes A e B esse número está em 54%.  

Entre realidades, e alguns motivos aparentemente naturais e complexos mesmo, juntar dinheiro não é algo fácil. Porém, é possível, e o mais importante: vai te ajudar a viver de forma mais tranquila, independente e sendo capaz de realizar os seus sonhos, e até da sua família, se for o caso. 

7 dicas de como juntar dinheiro para viajar

Antes de qualquer coisa, você precisa também lembrar que viajar pode ser encarado como um investimento. Pois é, não é só gastar dinheiro e postar fotos nas redes sociais, viajar te proporciona ganhos culturais, memórias, afetos, experiências e conhecimento.

Essa mudança de ver as coisas vai te ajudar a ganhar fôlego para conquistar o sonho da viagem inesquecível, e as nossas sete dicas de como juntar dinheiro para viajar vão ajudar você encontrar a sua melhor forma: 

Dê um jeito na sua vida financeira

O primeiro passo para juntar dinheiro para viajar é começar a organizar a sua vida financeira. 

Para fazer isso, mesmo que tudo pareça ainda uma bagunça, você precisa montar uma planilha ou usar um aplicativo financeiro que faça isso automaticamente para você. Ele deve registrar todas as suas movimentações financeiras, de rendimentos ou de gastos, para você entender exatamente onde pode poupar para encontrar mais reserva de dinheiro para juntar para viajar.

Ou seja, ao planilhar tudo, você vai conseguir perceber o que são gastos de contas mais básicas, como aluguel, luz, água, internet etc, e outras que não precisavam estar tão altas assim, como pedir comida delivery, comprar roupas desnecessariamente e por aí vai. Isso inclui também, quitar dívidas e pendências. 

Você vai ter uma visão mais clara da sua situação atual e dos caminhos que você vai precisar percorrer para chegar lá. 

Estabeleça metas

Não tem problema o seu sonho incluir um monte de lugares para visitar. Mas, para te ajudar a juntar dinheiro para viajar e conseguir realizar um sonho por vez, você precisa ter foco e objetivo.

Não exclua nenhum destino, apenas crie um filtro próprio de metas com viagens para realizar a curto, médio e longo prazo, considerando a sua realidade financeira. 

Talvez, cotar passagem aérea – ou outra forma de deslocamento para o local – e hospedagem para cinco a sete dias, te ajude a entender o que isso significa em termos financeiros e a classificar cada destino nos seus novos filtros. 

Renda extra

Uma outra dica é fazer uma renda fora do seus proventos comuns mensais. Ela pode ser destinada exclusivamente para organizar a sua vida financeira, caso ela esteja com muitas pendências, e para gastar com a viagem.

Você pode também incluir como renda extra, por exemplo vender coisas do seu armário que não usa mais, um aparelho de TV que tem a mais na sua casa, ou até coisas muito antigas, como máquinas fotográficas analógicas que, com certeza, vão ter valor para outra pessoa que se interessa por coisas vintages.  

Ou quem sabe ainda, alugar um quarto na sua casa para turistas, começar uma loja virtual, dar aulas particulares de algo que você saiba muito. 

Alerta de promoção 

Uma outra dica para juntar dinheiro para viajar é criar alertas de descontos, promoções e redução de preço nas passagens e hospedagens que você deseja comprar.

Programas de pontos de cartão de crédito também são uma ótima ferramenta para conseguir milhas e trocar por passagens aéreas. Programas de cashback também tem inúmeras vantagens para quem quer poupar e ainda ganhar descontos para comprar outros produtos.

Que tal ir na baixa temporada?

Procure saber quais períodos do ano são de alta e baixa temporada no destino que você quer ir, e se isso faz sentido para você. Afinal, ninguém quer ir à praia quando está nevando.

Porém, é na baixa temporada que costuma ter muitas promoções e os preços podem chegar a metade. 

Acompanhe sempre o seu progresso

É comum as pessoas começarem bem a se organizarem financeiramente e depois de um tempo deixar no esquecimento. 

Isso só vai atrasar ainda mais o seu objetivo de juntar dinheiro para viajar. Para isso, crie uma rotina semanal ou quinzenal de acompanhamento desse cenário de nova organização financeira e cumprimento do seu objetivo. 

Tendo esse controle de perto você vai conseguir fazer ajustes com mais agilidade e tomar iniciativas que vão melhorar ainda mais o seu resultado. 

Considere investimentos financeiros 

Uma forma de você fazer o seu dinheiro render mais é investindo junto ao banco e instituições financeiras. 

Existem diversas formas de fazer isso que estarão exatamente combinadas ao seu objetivo de resgatar isso a curto, médio e longo prazo, com baixo ou risco mais alto, dependendo do seu perfil como investidora. 

Busque informações a respeito do tema e comece a multiplicar o seu dinheiro para chegar ainda mais rápido na sua meta, fazer as malas e “partiu” ser feliz.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Compartilhar a matéria:

×