Mulheres e negros são menos de 13% dos executivos de TI

Levantamento mostra que diversidade continua sendo um desafio no setor
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
 Apenas 12,92% dos profissionais de alto escalão no setor são negros e pardos (Foto: Pexels)

A diversidade de gênero e raça entre profissionais de tecnologia da informação ainda tem muito o que avançar no Brasil. Segundo a pesquisa “Executivos de TI 2022”, realizada pela IT Mídia em parceria com o PageGroup, apenas 12,92% dos profissionais de alto escalão no setor são negros e pardos. Enquanto isso, as mulheres representam somente 12,06% desse contingente.

Nas posições de liderança, a presença de executivos brancos chega a 82,32% do total, segundo a pesquisa. Em seguida, 11,20% se declaram pardos, 4,53% amarelos, 1,72% negros e 0,21% indígenas. 

Já em relação à presença feminina na TI, o estudo mostrou que as mulheres ocupam apenas 12,06% das cadeiras de comando, perdendo apenas para os transexuais, que representam 0,21% do total. 

Apesar do cenário pouco diverso, os dados também indicam que a questão tem sido debatida no segmento – principalmente pelas altas lideranças. Entre os executivos consultados, quase 97% afirma ter conhecimento sobre a causa, enquanto 46,76% participam de ações e 25,65% lideram debates sobre o tema. 

LEIA MAIS

“A pesquisa destaca pontos importantes sobre a diversidade. O principal deles é a existência de uma preocupação por parte dos executivos de reverter o atual quadro para se adequarem ao que acontece nas empresas no geral”, avalia Pedro Hagge, gerente de estudos e pesquisas da IT Mídia.

Diversidade é vista como desafio pelos executivos

O levantamento também questionou os executivos sobre os efeitos da mudança de cenário. Em relação ao tema, 66,16% dos entrevistados consideram que a diversidade é capaz de proporcionar mais soluções para o dia a dia dos negócios, potencializando os resultados obtidos pelas companhias. 

Já outros 31,68% afirmaram que a diversidade continua sendo um desafio para as empresas. Entre os obstáculos apontados pelo levantamento está a possibilidade de contratação de profissionais com menos experiência ou conhecimento técnico para as posições. 

Além disso, 24,35% dos líderes abordados admitiram que precisam ter mais foco nesse processo de diversidade. Por outro lado, apenas 3,23% não consideram a diversidade como uma prioridade nas corporações.

“O resultado da nossa pesquisa refletiu o cenário que vivemos globalmente quando falamos sobre diversidade. O interessante é enxergar que, em sua maioria, os líderes e companhias possuem consciência sobre o assunto e estão dispostos a desenhar projetos e soluções que possam ser o caminho para um mercado de tecnologia mais diverso e inclusivo”, destaca Luana Castro, gerente executiva da divisão de tecnologia do PageGroup.

Elaborado entre janeiro e março deste ano, o levantamento traça o perfil dos executivos de TI em empresas brasileiras de diferentes setores da economia. Ao todo, 464 profissionais preencheram o formulário, incluindo heads, diretores, CTOs, CIOs, superintendentes e CEOs. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×