Podcasts femininos: 5 dicas que valem a pena ouvir 

Ouvir podcasts tem se tornado uma prática cada vez mais popular. E essa tendência não é por acaso.
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Diferentemente dos antigos programas de rádio ou TV aberta, os podcasts podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar. Você só precisa de um dispositivo conectado à internet, como um smartphone, tablet ou computador. 

Além disso, o formato é uma fonte rica de informação e entretenimento, com uma ampla gama de temas: do noticiário do dia a dia, ao cuidado da mente. 

Os podcasts estão mudando a maneira como consumimos conteúdo e já estão se tornando parte da vida moderna. Se está em casa, na academia ou indo para o trabalho, sempre existe um programa que pode te fazer companhia!

Quem ainda não se aventurou nesse mundo, vale a pena descobrir. 

E para ajudar você, selecionamos 5 dicas de podcasts que perpassam o universo feminino: seja porque são comandados por mulheres ou porque são relevantes para a independência emocional e financeira das mulheres. 

Bora apertar o play!

Mente saudável 

A mente humana é um território complexo, repleto de emoções, autocrítica e autocobrança. E no mundo agitado em que vivemos, muitas vezes, nos perdemos em meio a esse turbilhão de coisas. 

É aí que o podcast “Autoconsciente” entra em cena, com conteúdos que oferecem uma jornada em direção à compreensão da vida interior. 

Disponível no Spotify e YouTube, a iniciativa mergulha nas experiências humanas, abordando temas que todos nós enfrentamos em algum momento da vida. 

De emoções difíceis de lidar como insegurança, ansiedade, estresse, até os desafios dos relacionamentos, cada episódio faz uma abordagem esclarecedora e acolhedora. 

Com uma dose generosa de empatia, o podcast oferece insights e estratégias para lidar com essas questões. “A intenção é que ao terminar um episódio você se sinta melhor do que quando começou”, diz a apresentadora e instrutora de mindfulness, Regina Giannetti.

O “Autoconsciente” figura entre um dos 20 mais ouvidos do país nas plataformas de streaming. Já foi premiado na categoria Top 3 Podcasts Brasileiros do Prêmio IBest 2020. 

Mergulho na informação do dia a dia 

Discutir um grande assunto do momento em profundidade. Esse é o objetivo do “O Assunto”, da jornalista Natuza Nery. 

O podcast se propõe a analisar e contextualizar de um ângulo diferente as pautas mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar personagens diretamente envolvidos na notícia.

Para isso, a jornalista não fornece apenas a informação em si, mas também dá vida aos temas de uma maneira concisa. Os episódios são diários, duram cerca de 25 minutos, e podem ser acompanhados pelo Spotify ou pela plataforma do G1

De política à economia, os programas abordam tudo o que mexe com o dia a dia da sociedade. Ideal para quem gosta de informação dinâmica para ouvir em qualquer lugar. 

Desvendando o feminismo

O “Olhares Podcast” é mais do que apenas um projeto feminista: é um espaço que pretende dar voz às experiências das mulheres. 

O objetivo é claro: alcançar novos olhares, evidenciar as lutas, participações sociais, ações afirmativas e conquistas que moldaram a história das mulheres.

Os programas são quinzenais e trazem à pauta casos reais de pessoas que desafiaram normas sociais, conquistaram espaços e fizeram a diferença em suas comunidades. 

Disponível no Spotify e no site próprio, o podcast abre espaço para o diálogo com a intenção de treinar o lugar de fala e de escuta. Afinal, a comunicação é a chave para a construção de um mundo mais igualitário.

O “Olhares Podcast” é uma plataforma dedicada a dar voz às mulheres e desvendar o feminismo de uma maneira envolvente e informativa. 

E assim, promover a igualdade de gênero, desconstruir estereótipos e celebrar as contribuições das mulheres para a sociedade. 

Independência financeira da mulher  

A conquista da independência financeira e emocional é uma jornada que muitas mulheres desejam empreender. Felizmente, a EQL – uma Femfintech – está transformando esse desejo em realidade. 

O podcast “Elas que Lucrem” – uma extensão da plataforma – foi criado em sintonia com a mesma missão: oferecer conteúdos personalizados para capacitar as mulheres a investirem em educação, desenvolvimento emocional e financeiro. 

A EQL sabe que cada mulher tem necessidades únicas. É por isso que o podcast permeia assuntos que falam sobre tudo o que é relevante para criar e sustentar um futuro financeiro e emocional sólido e bem protegido. 

Com uma abordagem descontraída, cada programa incentiva as mulheres a conquistarem a independência que almejam. O propósito é criar um ecossistema holístico e contínuo.

O podcast “Elas que Lucrem” é o lugar ideal para as mulheres que querem não apenas reescrever o futuro, mas também moldá-lo de acordo com seu desejo.

Para ver e ouvir, acesse o canal Elas que Lucrem no YouTube. 

Respeito e empatia nas redes sociais

Podcasts e redes sociais tem tudo a ver, não é mesmo? Para unir essas duas pontas, o “Mamilos – Diálogos de Peito Aberto” é o programa semanal que aborda os temas mais polêmicos que estão rolando nas redes no momento. 

De “sexualidade” até “a política nossa de cada dia”: tudo vira pauta com toques de seriedade, tolerância, empatia e bom humor. A medida exata é garantida pela apresentação de Juliana Wallauer e Cris Bartis. 

A plataforma é perfeita na arte de promover o diálogo construtivo e enriquecedor, mesmo quando o tema é bastante controverso.

Os episódios, lançados todas às segundas e sextas-feiras, têm uma duração média de uma hora. Podem ser ouvidos no Spotify e YouTube

Com alta qualidade, “O Mamilos” merece, sem dúvida, um lugar de destaque entre os melhores podcasts da atualidade.

  • Quer mais dicas de podcasts? Dá uma olhada no Instagram Elas que Lucrem. Você vai encontrar mais uma seleção exclusiva das iniciativas para acompanhar já!

Compartilhar a matéria:

×