Ju Ferraz: Conheça 5 expressões gordofóbicas que você precisa tirar do seu vocabulário

Corpo fora do padrão é usado como referências pejorativas e equivocadamente atacados em questões de saúde
Juliana Ferraz: Nordestina, mãe, executiva e uma mulher livre
Conheça 5 expressões gordofóbicas que você precisa tirar do seu vocabulário
Gordofobia é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém como inferior, desprezível ou repugnante, pelo simples fato desse alguém ser uma pessoa gorda

Muita gente – muita mesmo – usa a palavra “magro”, como se fosse um adjetivo, e “gordo”, como se fosse um xingamento, já repararam? E isso é gordofobia.

Com isso surge o questionamento: O que é gordofobia? E a resposta é que a expressão é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém como inferior, desprezível ou repugnante, pelo simples fato desse alguém ser uma pessoa gorda.

OLHA SÓ: Violência psicológica: sutil e cruel

Eu sofro gordofobia desde criança. No momento em que cheguei na adolescência virei a ‘Ju Bola’. Se você for a Salvador, lugar onde cresci, vai ver que muitas pessoas ainda me chamam por esse “apelido” preconceituoso com a maior naturalidade do mundo.

Nós precisamos parar de normalizar a gordofobia, principalmente em nosso modo de falar com pessoas, que, claramente, não são o estereótipo do corpo perfeito imposto há séculos pela sociedade. Por isso, hoje eu vou falar para vocês sobre cinco expressões gordofóbicas muito usadas cotidianamente e que não cabem mais em um mundo onde é essencial ser cada vez mais inclusivo e diverso.

1. “Fulanx é lindx de rosto”

Toda pessoa que tem o corpo fora do padrão já deve ter ouvido esse ‘elogio’ disfarçado de preconceito. Essa frase sempre é direcionada para uma pessoa gordx. Se você for magrx, não vai ouvir que só o seu rosto é lindx.

Aproveitando a oportunidade para reafirmar que somos lindxs de rosto, de corpo, por dentro e por fora. Não importa o biotipo!

Então, se você acha que está elogiando alguém ao dizer essa frase aí de cima, vou te dizer um segredo: está bem enganado, viu? Só está sendo preconceituoso mesmo.

2. “Gordice”

Essa expressão é um desserviço! Ela sempre acompanha refeições cheias de calorias, gorduras e açúcar. É simplesmente a mesma coisa que dizer que uma pessoa gordx, só é gordx porque come “muita besteira” ou se alimenta de forma considerada pouco saudável.

E AINDA: Corpo saudável tem manequim?

Existem diversas variáveis que causam aumento de peso, ou que nos impedem de emagrecer. Inclusive, algumas dessas variáveis se dão por conta de problemas de saúde ou emocionais.

3. “Eu tenho cabeça de gordx”

Essa frase gordofóbica surge quando alguma pessoa gosta de comer muito e de forma que pode ser considerada pouco saudável. E essa associação é péssima! É como se a vida inteira de uma pessoa gordx girasse em torno de um prato de comida.

Se for levar ao que realmente deveria significar, ter cabeça de gordx é ter mais empatia, já que passou por muita coisa e conhece muito bem como são os julgamentos, os preconceitos e os ataques, e que hoje entende que as pessoas são muito mais do que apenas seus corpos.

4. “Olho gordo”

Essa expressão, no senso comum, significa que alguém tem inveja do outro e, também, é bastante gordofóbica. É como se ser gordx estivesse sempre associado a querer mais, a ser um ser insaciável e que quer tudo. E não é bem assim!

Como diria Bela Gil, você pode substituir a expressão” olho gordo” só por inveja mesmo, porque é isso que ela significa, afinal.

5. “Você deveria cuidar melhor da saúde”

Associar uma pessoa gordx com a falta de preocupação e atenção com a saúde é bastante preocupante. Você olha para uma pessoa magrx e diz isso? Posso garantir que há muitos magrxs com exames piores do que os gordxs. E quer saber o por quê? Porque uma coisa não tem a ver com a outra. Simples! Problemas de saúde podem acontecer com qualquer pessoa, independente do seu biotipo, sua altura e sua cor.

LEIA AQUI: Como as redes sociais contribuem para o boom dos procedimentos estéticos

Mas, no caso do gordx, essa associação é feita por pessoas preconceituosas em, literalmente, todos os casos. Parece que é impensável que uma pessoa com o corpo fora do padrão pode ser saudável. Ser gordx, então, é provavelmente ser doente, certo? Errado!

Não estou aqui para romantizar a obesidade, como os defensores do corpo livre são constantemente acusados por pessoas que insistem em camuflar gordofobia com preocupação. Todo mundo, principalmente o gordx, sabe que a condição médica é uma pandemia que causa muitos danos à saúde.

Associar todo corpo gordx à doença é pura implicância. Não vai ser com intolerância que trataremos do assunto. Ter esse tipo de pensamento não significa que você está preocupado com o outro, mas sim, que existe um preconceito que precisa ser deixado de lado. Somos seres humanos e somos frágeis, todos nós deveríamos

Ju Ferraz é jornalista e diretora de novos negócios e relações públicas da Holding Clube

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Compartilhar a matéria:

×