O que há de certo comigo?

Foque em tudo que você tem de melhor para alcançar o seu propósito de vida
avatar Karina Pescada

Você deve ter estranhado um pouco esta pergunta, não é? Infelizmente aprendemos a nos questionar: “o que há de errado comigo?” Geralmente, quando algo não está bom ou não está indo muito bem nos questionamos dessa forma, mas e se você se perguntasse “o que há de certo com você?”

Hoje, vim alertá-la para focar em tudo que você tem de melhor para alcançar o seu propósito de vida, pois tudo o que você foca, expande. Repita comigo: tudo o que você foca, expande. Tudo que é colocado em prática tende a evoluir e se aperfeiçoar.

Propósito no trabalho

Uma pesquisa feita por Gallup Pool (empresa global de pesquisa de opinião nos Estados Unidos) revela que apenas 13% dos brasileiros se sentem engajados no trabalho. O engajamento no trabalho é o empenho, comprometimento e envolvimento entre colaborador e empresa, ou seja, é o alinhamento ideal entre os objetivos e valores das organizações com o bem-estar da equipe. Entender e colocar em prática as suas virtudes é o que você precisa para alcançar a plenitude.

Estado de Flow

Estado de Flow é uma teoria desenvolvida por Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo de origem croata que criou o conceito psicológico de fluxo (flow), um estado mental altamente focado. Sua teoria diz o seguinte: sabe aquele momento que você não vê a hora passar? Você está no trabalho, focada em alguma atividade ou projeto, a hora passa e você nem vê? Provavelmente você conseguiu atingir o “Estado de Flow”. Esse é um estado que podemos chamar de estado da felicidade. Você está completamente integrada naquilo que faz.

LEIA MAIS

Este estado combina duas coisas: o tamanho do desafio com o tamanho da habilidade. Precisamos ter um desafio alto e uma habilidade elevada para atingir o estado de flow (fluxo). A combinação desses dois fatores em níveis mais baixos podem gerar emoções negativas, conforme mostra o gráfico abaixo:

Propósito traz lucratividade

Essa ideia de que precisamos escolher entre trabalhar e ser feliz ou até mesmo trabalhar apenas em troca de um bom salário, já não faz mais parte do mundo de hoje. Conectar-se com seu propósito de vida traz lucratividade e resultados tangíveis não só para você, mas também para a organização onde trabalha. Acredite, fazer o que se ama gera bons resultados em todas as áreas da sua vida.

Questione-se:

  • Quais são as minhas habilidades?
  • O que eu faço de melhor para atingir um nível máximo de excelência em tudo que me proponho a fazer?
  • O que há de certo comigo?
  • Eu realmente me conheço?

Lembre-se: pode ser que neste momento você não esteja vivendo o seu propósito em sua completude, mas não se culpe por isso. Apenas continue buscando propósito no que você faz hoje, para chegar a algo maior um dia.

Vou deixar o link de um teste que mede a escala de significado da sua vida. Este teste vai gerar um certo desconforto em você, mas fique tranquila é um desconforto produtivo! 

Karina Scola Pescada é planejadora financeira pessoal CFP® da Foquemos Investimentos

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×