Investimentos para iniciantes: por onde começar?

Investimentos para iniciantes podem ser complicados. Começar a investir é sempre um momento de muitas dúvidas. Porém, é preciso investir agora, não dá para deixar para depois.
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Quais os investimentos para iniciantes corretos? Começar a investir é sempre um momento de muitas dúvidas: onde investir, quanto investir, até quando investir, são algumas das muitas perguntas que surgem. Porém, uma coisa é certa: é preciso investir agora, não dá para deixar para depois.

Existem vários tipos de investimentos que podem ser feitos, desde pequenas quantias, até grandes valores. Investir não é difícil e pode deixá-la mais próxima de seus sonhos, seja uma casa própria, uma viagem, uma aposentadoria tranquila.

Como começara investir sendo iniciante?

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro: olhar detalhadamente para a sua vida e entender onde está entrando e para onde está indo seu orçamento. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta simples de controle de gastos, como uma planilha financeira. Existem vários modelos que podem ser, inclusive, baixados no celular.

Já com o diagnóstico de sua vida financeira em mãos, é hora de fazer cortes de gastos desnecessários. Aquela academia que você não frequenta mais pode ser substituída por um esporte de rua, gratuito, os aparelhos que não são utilizados podem ser vendidos ou doados.

Assim, se tiver alguma dívida, é hora de negociá-las e de livrar-se delas. afinal, os juros são um vilão para que você consiga atingir seus objetivos.

Defina objetivos

Tendo feito os passos anteriores, é hora de definir seus objetivos. Aquela viagem tão sonhada, a independência financeira, a aposentadoria tranquila. Por isso, focar no objetivo vai ser um motivador para que você consiga se programar.

Trace seu perfil

Tão importante quanto ter um objetivo, é conhecer sua forma de lidar com dinheiro. Assim, se você for conservadora, existem investimentos para iniciantes que são mais indicados para que você corra menos riscos.

Existem basicamente três tipos de investidoras:

Conservadora: aquela que tem receio de perder dinheiro, portanto prefere investimentos com pouco risco. Ele deve priorizar a segurança dos rendimentos.

Moderada: mais versátil que a conservadora, está mais aberta a investir em aplicações com um pouco mais de risco, mas ainda preza pela segurança.

Agressiva: por não ter medo de correr riscos, prioriza a possibilidade de maior rentabilidade.

Pesquise ou procure ajuda profissional

Se você tem muitas dúvidas, pesquise bastante antes de investir. Se ainda assim não se sentir segura, existem corretoras que fazem uma carteira de investimentos variadas, aplicadas a cada perfil investidor, o que também pode ser um caminho.

Investimentos para iniciantes

Agora que você já tem tudo organizado, chegou a hora de escolher o investimento. Para que você se sinta mais segura nos investimentos para iniciantes, o ideal é apostar em investimentos de renda fixa. São eles:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário) – emitido pelos bancos, ele possui uma rentabilidade maior do que a poupança, podendo chegar até três vezes mais.
  • Tesouro Direto – é um investimento bastante seguro, que democratiza a compra e venda de Títulos Públicos Federais para pessoas físicas, de forma 100% online, a partir de pequenos aportes mensais.
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário) – A principal vantagem é a possibilidade de controlar o volume de títulos emitidos e de facilitar a negociação eletrônica. É preciso ter uma corretora para acessar tais títulos.
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) – parecido com a LCI, a diferença é no valor captado, sendo que no LCA, para resgate em menos de 30 dias, não existe a cobrança de imposto sobre operações financeiras (IOF).
  • Debêntures – com rendimentos mais atraentes, é preciso estar atenta aos riscos. Aqui, a investidora empresta seu dinheiro a uma empresa, e, em troca, recebe o valor corrigido no resgate da aplicação. 
  • Fundos de investimentos de renda fixa – Ele permite que você invista em vários produtos de renda fixa (privados ou públicos) a partir de um único investimento. É necessário um gestor para isso.

Seguro de vida também é investimento

Além de uma carteira de investimentos, é fundamental que a mulher esteja preparada para as necessidades e imprevistos. Hoje em dia, há seguros que oferecem proteção em caso de violência doméstica, para saúde, autocuidado, e, claro, em caso de morte e invalidez, como é o caso do Seguro EQL Protege.

No seguro de vida para a mulher, é possível contar com:

  • Serviço de Assistência de Segunda Opinião Médica
  • Serviço de Assistência para Autocuidado
  • Serviço de Assistência para Check-up Médico
  • Serviço de Assistência de Telemedicina
  • Serviço de Assistência Gestacional
  • Serviço de Assistência de Orientação Nutricional
  • Serviço de Assistência de Orientação Psicológica
  • Serviço de Assistência contra Atos de Violência
  • Serviço de Assistência de Orientação Financeira
  • Serviço de Assistência de Orientação Legal
  • Assistência Assessoria Profissional
  • Assistência Funeral Familiar Pais e Sogros

Investir em um seguro de vida é investir no seu futuro.

Contrate já seu seguro EQL Protege aqui.

Leia também:

Como se preparar para situações inesperadas da vida?

Compartilhar a matéria:

×