10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino

Seja culpa da pandemia ou da ressaca, passar o feriado em casa pode ter a sua graça
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Samira Rahi/Unsplash)

Depois de mais um ano de pandemia e muitas instabilidades, o Natal finalmente chegou. Apesar da festa ser uma tradição quase generalizada, nem todo mundo já se sente à vontade para celebrar a data em grupo. Há, ainda, aqueles que preferem descansar depois da ceia da véspera. 

De uma forma ou de outra, maratonar alguns clássicos natalinos pode ser uma boa ideia para aproveitar o ócio e, ao mesmo tempo, refletir sobre algumas mensagens sobre o verdadeiro espírito do Natal. As opções são as mais variadas, capazes de agradar a todos os gostos e idades: de animações a comédias e romances. 

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Veja, a seguir, algumas sugestões de filmes sobre o Natal:

“Um Natal Muito, Muito Louco” (2004) 

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Essa é uma das clássicas comédias natalinas que sempre aparecem na televisão no fim de ano. Lançado em 2004, o filme, que está disponível no Globoplay, conta a história de um casal de meia idade, Luther (Tim Allen) e Nora (Jamie Lee Curtis), que decide ignorar o Natal e partir em viagem enquanto a filha, Blair (Julie Gonzalo), faz um trabalho voluntário no Peru. A decisão desagrada os moradores da vizinhança, que já estão acostumados com as celebrações da família, mas a dupla decide insistir na ideia. No entanto, quando recebem uma ligação inesperada da primogênita dizendo que passará a data em casa, os pais precisam se desdobrar para fazer a festa perfeita em menos de 24 horas. 

“O Amor Não Tira Férias” (2006)

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Na obra, disponível na Netflix, Iris (Kate Winslet) é responsável por escrever uma coluna sobre casamentos no “Daily Telegraph”, um jornal de Londres. Ela é apaixonada por Jasper (Rufus Sewell) e descobre que ele está prestes a se casar. A outra protagonista é Amanda (Cameron Diaz), dona de uma agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. As duas têm algo em comum: nenhum relacionamento vai adiante. Por isso, elas entram em um site de aluguel de imóveis que exige uma troca total de casas. A lógica é que durante duas semanas, Amanda deixará a ensolarada Los Angeles para ficar na Inglaterra, enquanto Iris vai deixar seus problemas em Londres para se aventurar nos Estados Unidos. Tudo isso acontece na semana que antecede o Natal.

“Barbie em a Canção de Natal” (2008) 

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Alguns filmes marcaram a infância de uma geração inteira e são, até hoje, reverenciados por conta da nostalgia que carregam. Os longas da Barbie, por exemplo, fizeram muito sucesso nos anos 2000 – como foi o caso de “Barbie em a Canção de Natal”, de 2008. A animação natalina conta a história de Eden Starling, uma glamourosa  – mas também muito mal-humorada – cantora de um teatro londrino, que planeja fazer com que todos os artistas do local trabalhem durante o tão esperado dia de Natal, visto que ela não liga para a festividade. Até que, em um momento mágico, três espíritos do Natal levam Eden a uma viagem de reflexões sobre o verdadeiro espírito natalino. A animação é um clássico infantil rápido e nostálgico para apreciar nesta época do ano. 

“Perfeita é a Mãe 2” (2017)

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Disponível no HBO Max, o longa narra a decisão de três mulheres sobrecarregadas, Amy (Mila Kunis), Kiki (Kristen Bell) e Carla (Kathryn Hahn), de não arcar com todas as responsabilidades do Natal, deixando para lá o compromisso de garantir uma festa perfeita para a família. Ao mesmo tempo, elas se deparam com a presença das respectivas mães,  Ruth (Christine Baranski), Sandy (Cheryl Hines) e Isis (Susan Sarandon), fator que vai abalar o grupo emocionalmente.

 

“O Príncipe do Natal” (2017)

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Nada como uma comédia romântica natalina que se passa em um castelo. No original da Netflix “O Príncipe do Natal”, a repórter Amber (Rose McIver) se disfarça de tutora para se infiltrar em aposentos reais e fazer uma reportagem inspirada na vida de um príncipe playboy (Ben Lamb). Mas, é claro que a magia do Natal e a verdadeira personalidade de Richard se revelam frente à repórter. Com a paixão devidamente instalada, será que Amber conseguirá continuar com a mentira em nome de uma manchete?

“A Princesa e a Plebeia” (2018) 

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Parte da magia dos filmes natalinos está no clichê. Não precisa ser nada inovador para gerar um momento agradável e nostálgico, digno das festas de final de ano. Em “A Princesa e a Plebeia”, filme original da Netflix lançado em 2018, um grande estereótipo do cinema é explorado: pessoas idênticas trocando de vida. Neste caso, a padeira Stacy (interpretada por Vanessa Hudgens) viaja para Belgravia para uma competição gastronômica uma semana antes do Natal. Lá, ela conhece Margaret (também interpretada por Vanessa Hudgens, como se pode imaginar), que é idêntica a ela na aparência. O estilo de vida das duas, no entanto, é muito diferente. Margaret é – simplesmente – duquesa de Montenaro. Ao deixar as diferenças de lado, elas se tornam amigas e decidem trocar de lugar por um tempo, para que uma experimente a vida da outra. O longa, dirigido por Michael Rohl, fez tanto sucesso que virou parte de uma trilogia. 

“Uma Segunda Chance Para Amar” (2019)

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Após quase morrer no último Natal, Kate (Emilia Clarke) recebe uma grata surpresa ao conhecer Tom (Henry Golding), um homem que chega de repente para tornar a época natalina muito mais emocionante. Em meio à busca pelo equilíbrio entre o sonho de ser cantora e o emprego de elfo na loja de itens de decoração natalinos, a jovem encontra apoio, aventura e paixão em uma só pessoa, que a conduz em uma experiência engraçada e emocionante rumo à descoberta do amor. O longa está disponível na Amazon Prime.

“Noelle” (2019)

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

É noite de Natal e as crianças já deixaram tudo pronto para quando o Papai Noel descer pela chaminé. Quando isso acontece, elas acordam num sobressalto, correm para a sala de estar e se deparam… com uma mulher! Em “Noelle”, filme disponível no Disney+, a personagem principal (Anna Kendrick) que dá nome ao longa-metragem é filha do Papai Noel. Porém, quando seu irmão Nick (Bill Hader) está prestes a assumir o papel do pai, ele desaparece mundo afora. Noelle, então, sai do Pólo Norte em busca de Nick em uma jornada que a ensina o espírito do Natal.

“Missão Presente de Natal” (2020)

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

Na comédia romântica lançada pela Netflix no ano passado, Erica (Kat Graham) vive um clichê bastante visto em filmes de romance. Ao ser enviada para uma missão militar no Pacífico, a assistente parlamentar conhece o Capitão Andrew Jantz, com quem ela não se dá bem e tem uma série de conflitos. Mas, com o passar do tempo, eles se aproximam, descobrem pontos positivos um no outro e nasce uma paixão. Assim, os dois se juntam para concluir o projeto natalino idealizado por Andrew, que, anualmente, entrega presentes e suprimentos para os moradores do local. 

“Alguém Avisa?” (2020)

10 filmes que nos dizem muito sobre o espírito natalino
(Foto: Divulgação)

No longa natalino disponível no HBO Max, Abby (Kristen Stewart) e Harper (Mackenzie Davis) têm um relacionamento sério há um ano, mas a família da última não sabe. Em uma noite, num momento de impulso, ela convida Abby a passar o Natal com ela. Mas, no dia seguinte, já se arrepende, com medo dos familiares descobrirem o relacionamento entre elas. Apesar disso, Harper decide levar o convite adiante, mas pede que a amada finja que é apenas sua companheira de quarto, uma amiga. Por conta disso, Abby passa a questionar o relacionamento. Com muito humor, desentendimentos e reviravoltas, o filme é um típico longa de Natal. 

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Compartilhar a matéria:

×