Brasil é líder em ranking mundial que aponta relevância de influencers na decisão de compra

43% da população brasileira já comprou após ser influenciado nas redes sociais
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Com a pandemia da covid-19, o uso das redes sociais aumentou significativamente. Mas além de usuários “comuns”, cresceram também o número de influencers digitais, pessoas que agregam até milhões de seguidores através da produção de conteúdo nas redes sociais.

Mas, além de produzir conteúdo, muitos utilizam seus perfis para divulgar marcas e produtos, seja de forma autêntica ou recebendo um patrocínio. Ao analisar a população de todos os países, constatou-se que todos são influenciados em algum grau após serem impactados por estas recomendações.

Porém, no caso do Brasil, esta porcentagem é ainda maior. O país é o primeiro no ranking mundial que avalia a relevância dos influencers na decisão de compra online. É o que revela um estudo da plataforma de cupons CupomValido.com.br com dados da Statista e HootSuite sobre o poder dos influencers.

Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer, uma taxa significativamente maior que outros países, como nos Estados Unidos, onde a porcentagem de influenciados é de 17%. 

VEJA TAMBÉM

A relevância dos influencers

A diferença do primeiro para o segundo lugar, a China, é grande. Criador da rede social que mais cresce atualmente, o TikTok, o país alcançou a casa dos 34% de influenciados. 

Os chineses são os pioneiros no chamado social commerce e live commerce, onde os influencers realizam divulgações e lives nas plataformas das redes sociais para divulgação de lojas e produtos.

Na terceira posição no ranking mundial, está a Índia, com 33%.

De uma maneira geral, todos os países tiveram um crescimento da recomendação da compra por influencers, com destaques para países como: Rússia, Brasil, Índia e Alemanha.

Brasil em ascensão no uso das redes sociais

Apesar do Brasil ser uma das nações com menor renda per capita, ao comparar com a penetração do uso de internet e das redes sociais, o país segue na liderança, na frente até de muitos países desenvolvidos.

Por aqui, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, alcançando uma taxa de 70,3% de usuários pelo total de habitantes, uma das maiores dentre todos os países do mundo.

Na média, os brasileiros gastam 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, o que faz do Brasil o terceiro país que mais utiliza redes sociais do mundo – somente atrás de Filipinas e Colômbia.

O Brasil também se destaca como o segundo país que mais usa o WhatsApp do mundo, o terceiro país que mais utiliza o Instagram, e o quarto que mais utiliza o Facebook.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Consciente

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×