Educação Financeira e Liberdade

A falta de preparo dos jovens para ingressar na vida adulta se torna um problema de longo prazo, principalmente quando pensamos em finanças pessoais. Muito além de aprender a investir, é necessário ensiná-los a administrar o próprio dinheiro, antes mesmo que comecem a receber.
foto profissional 1 - Marília Mader (1)

Você jovem, que está ingressando no mercado de trabalho, se sente preparada para a vida real? Com “vida real” me refiro a saber se organizar, planejar, pagar contas, gerir suas finanças, realizar sonhos, entre outras um milhão de coisas que a vida adulta cobra, mas que ninguém avisa ou ensina. Não estou dizendo isso para te desanimar, muito pelo contrário, ter o controle da própria vida traz uma sensação de paz, e é sobre esse assunto que quero falar, educação financeira e liberdade.

Diferentemente do que muitos pensam, para começarmos a pensar em educação financeira, precisamos dar alguns passos para trás antes de falarmos sobre investimentos, como costumamos ver nos conteúdos da internet, e destacar que não existe uma fórmula mágica de enriquecimento. Quando penso em dinheiro, automaticamente penso em liberdade e conforto. Dinheiro não é luxo, é moeda de troca, uma ferramenta que deve trabalhar para nós. Todavia, para que isso se concretize e não se torne um problema em nossas vidas, precisamos aprender a geri-lo desde que começamos a recebê-lo em troca de nosso trabalho.

Você já ouviu falar em “saúde financeira”? Esse termo representa o controle que você tem sobre suas finanças, seu dinheiro. Nós não somos ensinadas a lidar com o dinheiro da maneira certa. Muito diferente do que se é pregado, dinheiro não é para ser ostentando e sim para trazer liberdade, menos preocupações e conforto. Esse é um ponto muito importante para a reflexão, o que o dinheiro significa para você? Precisamos entender que antes de ser artigo de luxo, ele irá trabalhar para você, sua sobrevivência e qualidade de vida.

Enquanto somos crianças, idealizamos os mais diferentes futuros para nós, mas raramente nos ensinam a melhor maneira de nos prepararmos para ele. Algumas pessoas precisam trabalhar desde pequenas, outras têm a oportunidade de iniciar a vida profissional apenas na faculdade. Porém, o mais incrível do ser humano, é que não importa a idade ou a realidade, sempre seremos seres sonhadores. No entanto, para que esses sonhos se realizem, precisamos de planejamento, organização e muita paciência, caso contrário, nunca deixarão de ser sonhos.

Desse modo, é esse despertar na consciência que precisamos colocar em prática em nossas vidas. Precisamos deixar de sermos seres humanos rasos e superficiais que não têm controle da própria vida financeira, que lamentam no fim do dia ter gastado mais do que deveria, e passarmos a assumir as rédeas de nossas vidas.

Marília Mader é Relações Públicas e se dedica à comunicação educacional para o mercado financeiro, principalmente conteúdos sobre Inovação e Educação Financeira para Jovens

O conteúdo expresso nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva das autoras e podem não refletir a opinião da Elas Que Lucrem e de suas suas editoras

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Compartilhar a matéria:

×