Recolocação profissional: fiquei desempregada, e agora?

O desemprego é uma situação que traz muitos desafios em diversos aspectos da vida de qualquer pessoa.  Lidar com essa fase envolve cuidar do bem-estar emocional, gerenciar as finanças de forma estratégica, e manter um foco ativo na busca por novas oportunidades profissionais.  Embora o desemprego seja uma experiência emocionalmente exigente, também oferece possibilidades únicas de crescimento pessoal e profissional.
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O desemprego é uma situação que traz muitos desafios em diversos aspectos da vida de qualquer pessoa. 

Lidar com essa fase envolve cuidar do bem-estar emocional, gerenciar as finanças de forma estratégica, e manter um foco ativo na busca por novas oportunidades profissionais. 

Embora o desemprego seja uma experiência emocionalmente exigente, também oferece possibilidades únicas de crescimento pessoal e profissional. 

Isso porque pode ser uma excelente chance de reavaliar metas, desenvolver novas habilidades, fortalecer redes de contatos e explorar novas direções de carreira. 

Mas na prática, como fazer isso? 

Encarando o desemprego 

A notícia de uma demissão é sempre um momento de choque. De uma hora para outra, abre-se diante dos olhos um mar de incertezas e preocupações. 

No entanto, à medida que os dias passam e a intensidade do impacto diminui, o desemprego revela oportunidades para se reinventar e explorar novos horizontes.

E, embora seja uma experiência dolorida, é possível construir uma jornada de autodescoberta e desenvolvimento. Mas para isso, é necessário adotar uma mentalidade positiva e proativa. 

Perdi o emprego, e agora? 

Lidar com o desemprego pode ser desafiador em diversos aspectos, incluindo o emocional, financeiro e profissional. 

No entanto, esse momento também pode ser uma boa chance para reavaliar metas, habilidades e direções profissionais. 

Afinal, uma recolocação profissional é um processo que lhe exigirá auto-reflexão, planejamento estratégico e resiliência emocional.

Vamos ver agora algumas dicas essenciais para lidar melhor com cada um desses aspectos:

Como lidar com as emoções ao ficar desempregada?

Durante esse período de transição, é normal se sentir ansiosa, frustrada ou desencorajada. Por isso, reconheça e valide suas emoções aceitando-as como parte do processo.

Converse com amigos, familiares ou um terapeuta sobre seus sentimentos. Ter alguém para ouvir e oferecer apoio emocional pode ser reconfortante durante esse período.

Cuide de si mesma praticando atividades que lhe tragam conforto e bem-estar, como exercícios físicos, meditação, hobbies ou outras formas de relaxamento.

Como lidar com as finanças ao ficar desempregada?

Este é um período que exigirá um maior controle das entradas e saídas de dinheiro. E uma atitude que ajuda é avaliar seu orçamento com muito critério. 

Faça uma projeção realista que leve em consideração suas despesas essenciais e os recursos disponíveis.

Procure maneiras de reduzir gastos supérfluos enquanto estiver desempregada. Isso pode incluir cortar assinaturas de serviços, refeições fora de casa, entre outras coisas.

Além disso, considere outras fontes de renda temporária, como freelas e trabalhos em horários flexíveis, enquanto procura por uma posição em tempo integral.

E se estiver enfrentando dificuldades para pagar dívidas ou contas, entre em contato com seus credores para discutir opções de negociação.

Como lidar com a carreira ao ficar desempregada?

O primeiro passo é atualizar seu currículo e perfil nas redes que conectam profissionais. Destaque suas habilidades, experiências e principais conquistas.

Aproveite também para manter e expandir sua rede de contatos participando de eventos e workshops em sua área de atuação.

Faça uma busca frequente por vagas abertas em sites de emprego, agências de recrutamento, redes sociais e entre seus contatos profissionais.

E o mais importante: fique atualizada sobre as novas tendências do mercado para garantir que seus conhecimentos estejam em dia.

Aproveite este momento para investir em cursos, certificações e novos treinamentos.

Como o seguro de vida pode ajudar a superar o desemprego?

Um seguro de vida é um produto que pode trazer segurança em momentos de instabilidade, assim como é uma situação de desemprego.

Ao escolher as assistências certas, você pode garantir qualidade de vida e mais liberdade de escolha. 

Veja alguns dos diferenciais que você pode contar no seu seguro de vida:

Assistência com suporte nas finanças 

Nesta assistência, você pode ter uma assessoria financeira especializada que pode auxiliar em questões como:

• Organização do orçamento pessoal;

• Diagnóstico financeiro;

• Método de planejamento;

• Dicas de orçamento doméstico;

• Orientações para recuperação financeira.

Assistência com assessoria profissional

Com este serviço, é possível contar com uma assistência de assessoria profissional, com divulgação do currículo e acesso às vagas correspondentes ao perfil, o que pode ser fundamental para uma rápida recolocação no mercado de trabalho.

Assistência com orientação psicológica

Esta assistência é fundamental diante do cenário de uma situação traumática, que cause um forte impacto emocional. 

Neste serviço, é possível receber orientação e acompanhamento psicológico por telefone ou chamada de vídeo. 

Conheça o EQL Protege 

Seguro de vida não é tudo igual. As coberturas e assistências são elementos importantes que podem ajudar (e muito) em situações adversas como o desemprego, cada um com seu propósito específico. 

A EQL Protege é a primeira plataforma de seguros para proteger as mulheres, com produtos pensados 100% nas necessidades delas: você é livre para escolher o que precisa!

Esse diferencial garante liberdade com segurança para que você possa se programar para os eventos da vida e proteger quem você ama. 
Quer saber mais? Conheça agora!

Compartilhar a matéria:

×