6 passos para o sucesso: a trajetória de Anitta até a música mais ouvida do mundo

Prestes a alcançar o topo do ranking global do Spotify com a faixa “Envolver”, a brasileira finca o pé no mercado internacional
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Divulgação
Anitta está prestes a alcançar o topo do ranking global de músicas mais ouvidas do Spotify (Foto: Divulgação)

A pequena Larissa de Macedo Machado, que cantava aos sete anos em um coral da Igreja Santa Luzia, no bairro carioca Honório Gurgel, onde nasceu, talvez nem imaginasse os caminhos que seriam trilhados no futuro. Filha de pais divorciados – uma artesã paraibana e um vendedor mineiro -, Larissa se tornou Anitta alguns anos depois. Inspirada pela personagem principal da minissérie “Presença de Anita”, da TV Globo, a então aspirante a cantora adotou o nome artístico e nunca mais largou.

Hoje, aos 28 anos, Anitta coleciona hits, prêmios e marcos – não apenas musicais ou artísticos – em sua carreira. Com danças, passinhos e versos que grudam na cabeça e fazem qualquer um tirar o pé do chão, a cantora já foi “Meiga e Abusada”, passou por “Malandra” e agora se aproxima do topo da principal parada musical do mundo com o hit “Envolver” – um feito inédito para qualquer brasileiro.

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Relembre, a seguir, 6 marcos importantes da trajetória Anitta, a brasileira que faz história na música e nos negócios:

1. Largou o mundo corporativo para se dedicar à música 

Aos 16 anos de idade, Anitta – até então Larissa – formou-se em administração no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FATEC). Com proficiência, já no ano seguinte a jovem foi chamada para estagiar na mineradora Vale do Rio Doce. Na época, para conseguir comprar roupas para usar no trabalho, também arrumou um emprego temporário em uma loja de vestuário. 

Ainda assim, Anitta tomou uma decisão que para muitos podia ser um tiro no escuro ou uma grande loucura: largou uma das maiores empresas do país para se dedicar ao sonho da música. Hoje, as aulas de marketing que teve no curso a ajudam a gerir a própria carreira.

2. Conquistou o Brasil com o single “Show das Poderosas” e impulsionou uma nova era para o funk brasileiro

Larissa de Macedo Machado foi descoberta pelo DJ Renato Azevedo, conhecido como Batutinha, ao postar um vídeo na internet cantando a música “Soltinha”, da cantora Priscila Nocetti. Após alguns testes, foi contratada pela produtora de shows de funk carioca Furacão 2000, por onde lançou quatro faixas: “Menina Má”, “Proposta”, “Fica Só Olhando” e “Eu Vou Ficar”. Na mesma época, definiu que seu nome artístico seria Anitta, que lhe parecia mais chamativo e cheio de mistérios do que Larissa, seu nome de batismo. 

Suas músicas foram conquistando o público aos poucos até que, em janeiro de 2013, a cantora assinou contrato com a Warner Music Brasil. O ponto de virada em sua carreira, no entanto, foi o lançamento do single “Show das Poderosas”, composto por ela. Na época, ao mostrar a música para a equipe, ela bateu o pé para que a sua criação fosse lançada como faixa principal, mas enfrentou resistência do time, que acreditava que a canção tinha uma temática muito carioca e não seria capaz de conquistar o país. Anitta não concordava e insistiu até que a gravadora permitisse o lançamento da faixa. 

“Show das Poderosas” foi distribuída como single para as rádios e para o iTunes em 16 de abril de 2013, provando que a cantora estava certa: a música foi um sucesso arrasador, ocupando o 3o lugar entre as 100 mais tocadas de 2013 no Brasil. Também foi a canção que mais vendeu naquele ano no iTunes Brasil, fazendo de Anitta a artista do ano. Ouvida por todos os públicos ao redor do país, a música fez com que a cantora estourasse em nível nacional – realmente o ponto de virada de sua carreira. Mais do que isso: impulsionou uma nova fase para o funk carioca, que não era divulgado pelas grandes mídias até a explosão do hit. 

3. Tornou-se a principal artista latina na Europa

Apenas dois anos após o sucesso estrondoso de “Show das Poderosas”, Anitta já era um nome conhecido além das fronteiras brasileiras e sul americanas. Nem ela – com todo o potencial para os negócios que conhecemos hoje – poderia imaginar uma carreira tão meteórica.

Em 2015, a artista levou o prêmio Best Worldwide Act: Latin America, no MTV Europe Music Awards (EMA), honraria dedicada a músicos latinos. Na ocasião, Anitta concorria com o argentino Axel, o colombiano J Balvin e o mexicano Mario Bautista. Com a estatueta em mãos, ela se tornou a primeira brasileira a vencer a categoria. 

Mas suas conquistas internacionais não pararam por aí. No próprio EMA, Anitta já levou seis prêmios para casa. Foi indicada também seis vezes ao Grammy Latino. Além disso, venceu em nove ocasiões o Latin Music Italian Awards e em outras três o Latin American Music Awards. No total – incluindo premiações brasileiras -, Anitta já venceu 228 prêmios – e segue contando.

4. Foi eleita uma das pessoas mais influentes e criativas do mundo pela revista “Vogue”

Anitta foi nomeada pela “Vogue”, em 2018, uma das pessoas mais influentes e criativas do mundo. O feito foi alcançado após o lançamento do clipe “Vai Malandra”, em colaboração com MC Zaac, Tropkillaz e o rapper norte-americano Maejor, além de ter sido gravado por Terry Richardson, um dos fotógrafos de moda mais requisitados pelas grandes grifes, como Hugo Boss, Gucci e Levi’s, e pelas publicações especializadas.

A lista “The VogueWorld 100” compila nomes de grande impacto e projeção em diferentes áreas de atuação e que possuem performances que merecem destaque pela sua abrangência e efervescência criativa. No caso de Anitta, sua presença está ligada ao “engajamento em prol da positividade em torno do corpo ilustrada pela escolha afirmativa de exibir sua imagem sem retoques no vídeo-sensação de ‘Vai Malandra’, lançado em dezembro”, segundo a revista.

No clipe tão elogiado, Anitta mostra algumas peculiaridades que só ou brasileiro – ou mais especificamente, o carioca – entende: o banho de sol na laje, o biquíni de fita isolante, a piscina em uma caçamba e o baile de favela que, claro, não podia faltar. Mas, para além disso, a artista também mostra uma mulher real, que tem celulite e usa a roupa que quiser. Pra completar, incluiu diferentes corpos no material. Não à toa, a obra foi responsável por sua melhor posição nas paradas musicais globais até então: 18º lugar. 

5. Assumiu sua veia de mulher de negócios 

Desde o início do sucesso, Anitta se declara uma mulher de negócios. Afinal, ela sempre administrou sozinha a sua carreira – desde o estrondo de “Show das Poderosas” até as conquistas de “Envolver”. Mesmo assim, por um pensamento machista, muitos a julgaram como uma cantora de funk rasa, dizendo que seu talento era apenas “rebolar e mostrar bunda”. Se administrar a carreira não era o suficiente para provar a essas pessoas o seu papel como uma mulher de negócios, Anitta mostrou, em 2021, o quanto o mundo executivo pode aproveitar o seu conhecimento. 

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Em junho do ano passado, tornou-se uma das conselheiras do banco digital Nubank, juntando-se a outras duas mulheres que já ocupam uma cadeira no board do time: Anita Sands e Jacqueline Reses. Em reuniões trimestrais, a carioca debate com os executivos da empresa o futuro e as decisões estratégicas da instituição financeira. 

Na época da divulgação da notícia, em nota à imprensa, o banco informou que “a cantora tinha um papel importante para aprimorar ainda mais seus serviços e produtos”. Além do Nubank, a cantora também é embaixadora da Ambev e lança produtos anuais em nome da marca, como a Skol Beats 150 BPM e a Skol Zodiac.

6. É a primeira brasileira no top 10 global do Spotify 

Não é segredo para ninguém o quanto Anitta tem atuado para conquistar o mercado internacional de música. Nos últimos anos, cantando em português, espanhol e inglês – e fazendo muitos feats com estrelas internacionais -, ela tenta emplacar suas músicas no exterior e arrematar novos públicos. Em 2017, com a faixa “Vai Malandra”, chegou à 18ª posição entre as músicas mais ouvidas no Spotify. Até então, esse era o seu recorde, já que “Girl from Rio” e “Faking Love” não chegaram às paradas como esperado. 

Com a música “Envolver”, no entanto, parece que Anitta conquistou o que vem batalhando há tanto tempo: espaço na indústria musical global. A canção em espanhol, que viralizou com dancinhas no TikTok, está prestes a alcançar o topo do ranking global do serviço de streaming – neste momento está na 2a posição –  e fez da cantora a primeira brasileira no top 10. Sucesso absoluto, “Envolver” está, ainda, entre as 10 músicas mais tocadas pelo Spotify no Brasil, México, Equador, Panamá e Peru. No YouTube, o clipe ultrapassou 58 milhões de visualizações.

Com a expectativa e o incentivo dos brasileiros, que estão animados para ver Anitta conquistar o 1o lugar entre as músicas mais ouvidas do mundo, “Envolver” é um marco para a carreira da brasileira. Uma virada de chave para que cada vez mais gente – de qualquer lugar do mundo – conheça o seu nome e a sua música.

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