
Em 2011, Bella Falconi descobriu o universo fitness enquanto trabalhava em um banco em Orlando, nos Estados Unidos. Fascinada pelo tema, a empresária decidiu compartilhar sua rotina de treinos e dicas nas redes sociais, se tornando uma das influenciadoras pioneiras desse segmento no Brasil. Hoje, além de criadora de conteúdo para mais de 4 milhões de seguidores, a mineira também se destaca como a empreendedora por trás de lojas de suplementos e uma rede de academia.
Com parte do sucesso atribuído ao enorme desempenho no meio digital, Bella destaca o papel das redes sociais como um importante aliado feminino para quem busca melhorar a fonte de renda. “Muitas vezes, essas plataformas são o principal meio para as mulheres divulgarem seus produtos, serviços e conquistarem novos clientes”, afirma.
Mas não para por aí. Segundo a blogueira, no aspecto pessoal, a internet também pode funcionar como uma rede apoio e até de incentivo para quem sonha em melhorar de vida. “Esse é o interessante das plataformas digitais. Existem diversas possibilidades onde as mulheres podem conquistar autonomia e independência sem sair de casa”, diz.
Na visão da influenciadora, ainda há espaço para quem pensa em potencializar as vendas – ou até seguir carreira – nas principais plataformas da internet. “O aumento da concorrência desafia a empreendedora a encontrar novas formas para se destacar, mas ainda assim é possível conquistar identificação, confiança e fidelidade. Hoje é mais desafiador, mas isso não significa que seja impossível”, explica.
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Entre os nichos destacados por Bella como de grande potencial de crescimento estão fabricantes de cosméticos naturais e clubes de assinatura personalizados. De acordo com a empreendedora, esses negócios seguem tendências de consumo cultivados na pandemia, como o delivery e a maior preocupação com questões sociais e ambientais.
Em contrapartida, as redes sociais também escondem desafios. Por trás de selfies e publicações “perfeitas”, estão obstáculos como a conciliação da vida profissional e pessoal. “Sou mãe de duas meninas e preciso planejar minha rotina para dar conta da maternidade e dos negócios”, exemplifica Bella. Neste cenário, a rede de apoio aparece como uma aliada na rotina das mulheres que precisam comandar sozinhas seus empreendimentos.
Por fim, outra dificuldade destacada pela influencer para quem está iniciando no segmento é a demora pelo retorno financeiro. Nesse caso, a dica é apostar em um planejamento financeiro até que o negócio se mantenha de modo independente.
Veja, a seguir, 6 dicas de Bella Falconi para potencializar os negócios nas redes sociais:
Escolha sua rede
Atualmente, não faltam plataformas para a entrega de diferentes conteúdos, incluindo Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube. Mas o que todas elas têm em comum, segundo Bella, é a necessidade de adaptação para o público. Assim, o conselho da empreendedora é primeiro identificar o consumidor de cada rede social, para depois fazer a sua aposta naquela que mais faça sentido com a marca.
Nesse cenário, o ideal é aliar os interesses dos usuários e das empresas para que ambos sejam beneficiados com o conteúdo produzido e compartilhado. “Em busca de excelência nesse universo, é importante que a marca ou empresa deseje que seu conteúdo chegue ao público correto”, afirma ela.
Não subestime a organização
Para Bella, empresárias e criadoras de conteúdo devem entender que a organização é uma chave fundamental do ecossistema das redes sociais. “O ponto principal do planejamento é criar um conteúdo que faça sentido para o consumidor”, explica. Dessa forma, a jornada de conexão com os seguidores deve envolver a construção de estratégias assertivas, com destaque para a identificação do público com a história ou propósito da marca.
Seja multitarefa, mas mantenha a autenticidade
Para entrar de cabeça nas redes sociais, será necessário entender – e exercer – disciplinas ligadas à gestão, administração, planejamento e disciplina. Afinal, se estabelecer nas principais mídias da internet é um trabalho que demanda desde criatividade para a criação de conteúdo até a organização para a execução das postagens.
“Se você é influencer ou tem o sonho de ser, precisa estudar e traçar metas, além de ter um planejamento forte, um bom plano de ação e ir em busca de resultados”, resume Bella. A empreendedora ainda destaca a consistência e a autenticidade como duas qualidades imprescindíveis para o sucesso online. “Uma abordagem aleatória nas redes simplesmente não funciona, é preciso ter uma espécie de “marca registrada” com a qual as pessoas se identifiquem”, afirma. “Além disso, você também deve interagir regularmente com seus seguidores para criar engajamento e reciprocidade”, completa ela.
Não tenha medo de tentar
As redes sociais são um grande laboratório. Por isso, tudo – ainda – se baseia em tentativas e erros para entender o que dá certo para cada marca ou público. “Quem almeja fazer dessas plataformas um ramo da vida profissional não deve ter medo de arriscar”, destaca Bella. Assim, é importante, desde o início, criar uma estratégia sem medo de cometer equívocos, deixando para lá também a cobrança exagerada em cima de resultados.
Procure estudar sobre o assunto
Outra dica valiosa é não deixar de estudar e procurar se manter atualizada sobre os principais tópicos envolvendo as redes sociais. “Procure entender mais sobre como funciona a audiência e os algoritmos da plataforma escolhida por você”, explica a empreendedora. Realizar pesquisas sobre tendências de consumo e conteúdo também é uma forma interessante de entregar aos seguidores aquilo que já estão procurando online.
Persista!
Por fim, Bella alerta que, caso os resultados demorem para aparecer, não desanime. A persistência para traçar novos planos ou simplesmente se fazer constante nas redes é um comportamento importante para quem ambiciona o retorno a médio ou longo prazo. Além disso, a mudança de planos é uma prática comum em um meio tão instável quanto a internet. “Acho importante alertar as mulheres que nada vem do dia para a noite, então não desistam logo de início”, finaliza.
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