Além de Will Smith: 6 ocasiões em que parceiros saíram em defesa de suas companheiras e deram um tapa na cara da sociedade

Reação do ator na cerimônia do Oscar reacende discussões sobre como os casais lidam com críticas aos seus cònjuges
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
Reação de Will Smith viralizou minutos depois do acontecimento no Oscar (Foto: Reuters)

Não foi nem preciso acompanhar a transmissão da cerimônia do Oscar 2022 na noite de ontem (27) para se deparar com as imagens de Will Smith dando um tapa na cara de Chris Rock. A reação violenta do ator deixou o público confuso, até que, de volta a sua poltrona, ele enfatizou gritando:  “Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca”. 

Minutos antes, o comediante de “Todo Mundo Odeia o Chris” havia comparado a esposa do astro, Jada Pinkett Smith, à famosa personagem de Demi Moore em “Até o Limite da Honra”, em referência a cabeça raspada de ambas as atrizes. Apesar da risada da plateia, a fala logo se tornou alvo de críticas, já que a mulher de Will Smith sofre de alopecia, doença autoimune que provoca a perda dos cabelos. 

LEIA MAIS

Diagnosticada em 2018, Jada perdeu praticamente todos os fios e, desde o último ano, vem exibindo a cabeça raspada. “Foi aterrorizante quando começou. Eu estava no chuveiro um dia e saiu um punhado de cabelo em minhas mãos. Percebi que estava ficando careca”, declarou na época a atriz no programa “Red Table Talk”.

Apesar da reação excessiva de Will Smith, que deixou o prêmio com o título de Melhor Ator do ano por “King Richard: Criando Campeãs”, o acontecimento reacendeu outros episódios nos quais os parceiros ou parceiras saíram em defesa de suas esposas ou namoradas. Foi o caso de outros astros de Hollywood, como Alec Baldwin e Pierce Brosnan, cujas companheiras já foram criticadas por conta do sotaque e da aparência física, respectivamente. 

No Brasil, por sua vez, também não faltam exemplos de casais que precisaram ir a público defender a imagem ou os interesses da pessoa amada. Veja, a seguir, alguns deles:

Klebber Toledo e Camila Queiroz

Klebber defendeu Camila na época em que atriz deixou o elenco de “Verdades Secretas 2” (Foto: Reprodução/Instagram)

Após a conturbada saída de Camila Queiroz do elenco de “Verdades Secretas 2” devido a uma suposta mudança no rumo da personagem, Klebber Toledo, marido da atriz, foi às redes sociais comentar a decisão da esposa. O comunicado divulgado pela assessoria da modelo dizia que a protagonista estaria sendo punida por não aceitar as alterações no roteiro. “[…] A atriz entende que esses últimos acontecimentos deixam claro que a empresa tentou puni-la exclusivamente pelo fato de ter tomado a decisão unilateral de readequar o formato de seu contrato com TV Globo no passado, decisão essa que não partiu da empresa, como foi divulgado à época”, informava a nota.

Nos comentários da publicação, Klebber escreveu: “Parabéns pela sua coragem em mostrar que nós, artistas, não somos objetos. Te amo”. O pronunciamento repercutiu nas redes sociais, já que, na época, Camila estava sofrendo uma série de acusações dos internautas por ter deixado o papel antes do fim das gravações da trama. 

Ludmilla e Brunna Gonçalves 

Ludmilla defendeu Bruna enquanto a dançarina estava no BBB (Foto: Reprodução/Instagram)

Casada há pouco mais de dois anos com Brunna Gonçalves, Ludmilla saiu em defesa da esposa algumas vezes após ataques sofridos nas redes sociais enquanto estava confinada na casa do “Big Brother Brasil”. O primeiro pronunciamento da cantora ocorreu quando o humorista Paulo Vieira disse, no quadro “Rede BBB”, que não falaria da bailarina porque “a Ludmilla fica chateada”. Nas redes sociais, a voz de “Rainha da Favela” respondeu à alfinetada: “Pode falar da Bru sim, Paulo Vieira. Aliás, aqui no Twitter só se fala dela! Imagina se não fosse planta? O Brasil não tá preparado pra essa mulher e pras forças que não são brutas, mas vocês não estão prontos pra essa conversa”.

A segunda vez em que Ludmilla não se calou diante dos comentários negativos em relação a Brunna foi quando notou que os internautas estavam chamando a participante do reality show de “planta”. Após os ataques, a cantora fez questão de ressaltar o lado jogadora da amada. “É aqui que virou moda chamar a minha Bru de verdinha? Porque vocês sabem que eu acompanho o ‘BBB’ quase 24 horas, e estou vendo pelo menos uns cinco lá que não entregam nada. E vocês quietinhos”, escreveu. 

Em outro tuíte, a cantora acrescentou: “Ela tem uma leitura muito precisa do jogo, nunca deixa de falar o que pensa, fala na cara de quem tiver que falar e ainda é uma grande gostosa. ‘Ah mas eu vejo pay per view e não vejo nada disso’. Está vendo errado! A Brunna não é inimiga do entretenimento e nem está lá com o papinho de que ‘o jogo é sobre pessoas’. Mas é aquele ditado né: sem Brunna, sem likes!”, afirmou.

A dona do hit “Cheguei” ainda defendeu a parceira outras duas vezes: quando ela reclamou que os participantes cantavam de modo excessivo na casa e também quando foi emparedada. Na primeira, Ludmilla declarou: “Vejo todo mundo reclamar da cantoria no ‘BBB’. Aí, quando alguém lá de dentro reclama que não aguenta mais, vocês reclamam de quem reclamou. Esse quebra cabeça está muito confuso, quem começou vai ter que terminar!!! Kkk”, disparou. 

Já na segunda situação, a cantora pop realizou quase uma campanha em defesa da permanência da amada na casa. “Eu tenho uma pergunta pra fazer pra vocês: quem nesse ‘BBB’ não é planta? O Boninho escolheu esse elenco lá na Floresta da Tijuca, todo mundo é planta. Mas sabe qual é a diferença da Bru para as outras plantas? Um monte de gente ‘tava’ esperando a Bru entrar no ‘BBB’ porque é o que a galera espera da nossa cor, espera da nossa raça, que é fazer barraco, é ser briguenta, é ser uma pessoa difícil de conviver. E a Brunna foi completamente diferente, ela é amada pela casa”, disse nos stories do Instagram. 

Ludmilla ainda acrescentou que lançaria uma nova música caso a esposa ficasse no reality. “Eu faço qualquer coisa pra ela ficar no ‘BBB’ […] Então fica Brunna e fora Gustavo. E se a Bru ficar nesse paredão, eu vou fazer um Ludsession novo. Vai ter Ludsession novo com uma pessoa muito foda. É com vocês agora. Foco no Gshow e fora Gustavo”, garantiu. 

MC Pretinho e Michele

Rapper não aceitou os episódios de homofobia contra a esposa (Foto: Reprodução/Instagram)

Em uma das batalhas de rima promovidas em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Mc Pretinho foi insultado pelo artista oponente, que disparou: “Quero só saber se você come o travesti”, referindo-se à esposa do Mc. O questionamento foi, na verdade, uma fala preconceituosa devido ao fato de Michele, companheira de Pretinho, ser uma mulher transgênero. 

Após o comentário, Mc Pretinho deixou claro que a afirmação não havia sido encarada como “piada”, pediu respeito e defendeu a esposa. “Segura DJ. Papo reto, clima tenso. Olha só, assim que é. Michele não é travesti. Respeita que ela é minha mulher. Respeito de geral. Respeita minha luta”, declarou. Ao final da rima, o artista ainda solicitou que o oponente deixasse o palco. O pedido foi acatado. 

Alec Baldwin e Hilaria Baldwin

Esposa do ator foi atacada pelo sotaque espanhol (Foto: Reprodução/Instagram)

No fim de 2020, Hilaria Baldwin se tornou alvo de uma série de acusações de apropriação da cultura espanhola. Os internautas diziam que ela tinha um “sotaque espanhol falso” e que ela fingia ser originária da Espanha, mas havia morado em Massachusetts durante toda a vida. 

Para defender a esposa, Alec respondeu aos seguidores com explicações sobre as origens e a cultura da esposa. “Ela queria se reinventar, e daí? A América não é justamente sobre isso? Apenas, por favor, parem de insultar pessoas que conseguem enxergar fatos claros. Nenhum dos pais dela é espanhol. Ela não é espanhola. Ela admira e ama tanto a Espanha que reinventou a si mesma como uma mulher espanhola enquanto muitos escondem o fato de serem latinos. Há muitas formas de defender isso, dizer que fatos não são fatos não é uma delas”, afirmou. 

O ator ainda fez outros comentários breves. “Ela nasceu em Boston e cresceu na Espanha. Entendeu?”, em resposta a um internauta. Com outro, que acusava Hilaria de fraude, teve uma reação mais agressiva. “Vá se f***r”, disparou Alec. 

Por fim, a própria Hilaria acabou se pronunciando para esclarecer a própria identidade cultural. “Tenho visto conversas na internet questionando minha identidade e cultura. Isso é algo que levo muito a sério e, para aqueles que estão perguntando, vou reiterar minha história, como fiz muitas vezes antes. Eu nasci em Boston e cresci passando tempo com minha família entre Massachussets e na Espanha. Meus pais e irmão vivem no país europeu e eu escolhi viver aqui, nos Estados Unidos. Nós celebramos ambas as culturas na nossa casa – Alec e eu estamos criando nossas crianças nas duas línguas, assim como eu fui criada. É muito importante para mim. Eu entendo que minha história é um pouco diferente, mas é minha e tenho muito orgulho dela.” 

Jonas e Mari Gonzalez

Jonas defendeu Mari enquanto a parceira participava do BBB20 (Foto: Reprodução/Instagram)

Também no “Big Brother Brasil”, foi a vez de Mari Gonzalez, participante da edição 2020, ser defendida pelo noivo, Jonas Sulzbach. Naquele ano, a modelo fitness foi acusada judicialmente de apologia à zoofilia depois de dizer que algumas pessoas “sentem tesão por animais” e que “tudo bem se elas quiserem”. Mesmo após pedir desculpas ao público, afirmando que havia se expressado mal, Mari chegou a ser atacada e ameaçada nas redes sociais. O episódio fez com que seu companheiro gravasse um vídeo explicando o caso e esclarecendo o carinho da participante com seus pets. “Os brothers estavam falando sobre diversos fetiches estranhos até o momento em que a Mari falou que tem gente que gosta até de fazer sexo com animal, já achando absurdo. Ela deixou bem claro que tem pessoas que gostam, mas em nenhum momento concordou com isso. Ela sabe que é crime e tem pavor, sou prova viva disso”, disse. 

O modelo chegou a chorar enquanto pedia para que o ódio contra sua noiva chegasse ao fim. “O objetivo dessa postagem é esclarecer nossos seguidores e o público em geral acerca das inverdades e injustiças noticiadas por diversos veículos de mídia em desfavor da Mari”, falou. Até o fim do confinamento da companheira, Jonas chegou a rebater outras críticas – incluindo da cantora Anitta, que teria sugerido que as participantes não sabiam cozinhar ou cuidar da higiene da casa. 

Pierce Brosnan e Keely Shaye Smith

Esposa do ator é alvo de críticas pelo peso (Foto: Reprodução/Instagram)

Mesmo com quase 30 anos de relacionamento, ainda há quem se surpreenda com o fato de o galã Pierce Brosnan sair em defesa da aparência física de sua esposa, a ex-modelo Keely Shaye Smith. Desde que apareceu na mídia acima do peso, a mulher vem sendo criticada por estar fora de forma e longe dos padrões de Hollywood. Mas o ápice dos ataques ocorreu quando uma internauta criou um meme comparando fotos do casal em 1990 e nos dias de hoje, chamando atenção para o ganho de peso da companheira do astro. A publicação repercutiu tanto que chegou ao próprio ator, fazendo com que ele fosse a público dizer que amava cada curva da esposa, já que era com ela que havia dividido a vida e tido três filhos. O intérprete de James Bond ainda disse que amigos já haviam oferecido procedimentos relacionados a perda de peso para Keely, mas que ele se orgulhava do fato dela ter recusado.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×