Investimentos via débito automático: entenda se é uma boa opção para quem quer começar a investir

Especialistas explicam que a função pode ser útil para quem ainda não tem muita disciplina na hora de fazer as aplicações
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
investimentos débito automático
Investimentos via débito automático podem facilitar a vida dos investidores iniciantes (Foto: Nataliya Vaitkevich/Pexels

A opção de débito automático é muito comum e amplamente utilizada para pagar as contas. A função disponibilizada pelos bancos é simples: basta cadastrar os dados referentes às contas que o cliente quer que sejam pagas de forma agendada, sem ter que, mês a mês, efetuar o pagamento de cada uma delas.

No entanto, não são só os boletos que podem ser pagos automaticamente. Uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado é o débito automático também para os investimentos.

Nesta modalidade, o investidor programa, com sua própria corretora ou outra instituição financeira, a quantia de dinheiro que quer investir mensalmente e em quais ativos, sejam eles de renda fixa ou variável.

Definidos os critérios, a corretora envia ao cliente os dados que devem ser cadastrados na área de débito automático do banco para que o dinheiro destinado ao investimento caia automaticamente todos os meses.

Outra opção de investimento que funciona da mesma maneira e é bastante popular no Brasil é a previdência privada, uma das formas mais comuns de investir para a aposentadoria. Nesta modalidade, também é possível definir com o banco o agendamento de parcelas mensais para a previdência escolhida pelo cliente.

LEIA TAMBÉM

Em análise elaborada pela Rico, a equipe de especialistas da corretora explica que “a aplicação automática funciona como um débito automático que, em vez de levar seu dinheiro embora, transforma-o em investimento”. 

De acordo com os analistas, o serviço permite que o investidor saiba quanto o dinheiro vai render com base na quantia mensal e no tempo em que a automatização se manterá. “Assim, fica fácil calcular o período necessário para conseguir o dinheiro que o investidor deseja.”

Além disso, segundo especialistas, essa é uma boa alternativa para quem ainda não está acostumado ao mercado financeiro e não tem a disciplina ou a disponibilidade de tempo para, mensalmente, escolher seus ativos e fazer a aplicação financeira em cada um deles.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: