Investimentos via débito automático: entenda se é uma boa opção para quem quer começar a investir

Especialistas explicam que a função pode ser útil para quem ainda não tem muita disciplina na hora de fazer as aplicações
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
investimentos débito automático
Investimentos via débito automático podem facilitar a vida dos investidores iniciantes (Foto: Nataliya Vaitkevich/Pexels

A opção de débito automático é muito comum e amplamente utilizada para pagar as contas. A função disponibilizada pelos bancos é simples: basta cadastrar os dados referentes às contas que o cliente quer que sejam pagas de forma agendada, sem ter que, mês a mês, efetuar o pagamento de cada uma delas.

No entanto, não são só os boletos que podem ser pagos automaticamente. Uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado é o débito automático também para os investimentos.

Nesta modalidade, o investidor programa, com sua própria corretora ou outra instituição financeira, a quantia de dinheiro que quer investir mensalmente e em quais ativos, sejam eles de renda fixa ou variável.

Definidos os critérios, a corretora envia ao cliente os dados que devem ser cadastrados na área de débito automático do banco para que o dinheiro destinado ao investimento caia automaticamente todos os meses.

Outra opção de investimento que funciona da mesma maneira e é bastante popular no Brasil é a previdência privada, uma das formas mais comuns de investir para a aposentadoria. Nesta modalidade, também é possível definir com o banco o agendamento de parcelas mensais para a previdência escolhida pelo cliente.

LEIA TAMBÉM

Em análise elaborada pela Rico, a equipe de especialistas da corretora explica que “a aplicação automática funciona como um débito automático que, em vez de levar seu dinheiro embora, transforma-o em investimento”. 

De acordo com os analistas, o serviço permite que o investidor saiba quanto o dinheiro vai render com base na quantia mensal e no tempo em que a automatização se manterá. “Assim, fica fácil calcular o período necessário para conseguir o dinheiro que o investidor deseja.”

Além disso, segundo especialistas, essa é uma boa alternativa para quem ainda não está acostumado ao mercado financeiro e não tem a disciplina ou a disponibilidade de tempo para, mensalmente, escolher seus ativos e fazer a aplicação financeira em cada um deles.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Compartilhar a matéria:

×