Ibovespa avança com exterior e encerra série de quedas semanais

Bolsa brasileira subiu 1,17% na sessão, acumulando terceira alta consecutiva
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O principal índice da bolsa brasileira teve alta hoje (13) e voltou a registrar ganho semanal após cerca de um mês e meio, ajudado por sentimento de apetite ao risco no exterior.

Suzano e Petrobras foram as principais influências positivas do dia. A empresa de educação Yduqs disparou após resultados. Do outro lado, a B3 foi o grande destaque negativo, depois de dados do primeiro trimestre e mudanças em projeções para 2022.

O Ibovespa subiu 1,17%, a 106.924,18 pontos, na terceira alta seguida. Com isso, o índice fecha a semana com ganho de 1,7%, após cinco baixas semanais. O volume financeiro da sessão foi de 27,1 bilhões de reais.

“Temos um pregão de recuperação bastante em linha com as ações globais, que passaram por uma semana bastante turbulenta e de volatilidade”, diz Filipe Villegas, estrategista da Genial Investimentos.

LEIA MAIS

Na véspera, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterou intenção do banco central norte-americano em subir o juro em 0,5% nas próximas reuniões, diminuindo temores de um movimento de alta mais agressivo.

Villegas apontou também a atratividade de algumas ações após depreciação recente e resultados do primeiro trimestre.

“É mais uma correção técnica”, disse ele, observando que temas como elevação de juros nos EUA, desaceleração da economia na China e inflação global seguem preocupando.

Em Wall Street, os principais índices de ações subiram entre 1,5% e 3,8%. Twitter afundou 9,7%, após Elon Musk suspender temporariamente o acordo para compra da rede social, alegando esperar por dados de contas falsas.

Destaques

– YDUQS ON saltou 12,1%, maior alta desde junho de 2020. O grupo de educação divulgou na véspera avanço de 75,9% no lucro líquido do primeiro trimestre, impulsionado por aumento de receita. Para analistas do Credit Suisse, os resultados mostram sinais de recuperação, com crescimento considerável na base de alunos, mas alertou para possível evasão maior no segundo semestre.

– GOL PN elevou 11,8% e AZUL PN cresceu 10,7%, maior ganho desde maio de 2021, com as ações das companhias aéreas beneficiadas pela valorização do real e após resultados vistos como positivos pelo mercado.

– B3 caiu 3,6%, sexta baixa em sete pregões, após o lucro da operadora de bolsa cair 12% no primeiro trimestre. A empresa elevou projeções de despesas mais investimentos, depreciação e amortização e despesas atreladas ao faturamento. Para o Itaú BBA, os resultados foram negativos e citou despesas operacionais acima das estimativas.

– VALE ON caiu 0,1%, mesmo após alta de 1% dos contratos futuros do minério de ferro em Dalian. Ações das siderúrgicas avançaram.

– KLABIN UNIT subiu 6% e SUZANO ON ganhou 5,8%.

– PETROBRAS PN avançou 1,3%, em meio à alta de quase 4% do petróleo tipo Brent, após contratos futuros de gasolina nos EUA subirem para o maior nível histórico, com manutenção na queda de estoques.

– AMERICANAS ON teve alta de 1,7%, após reduzir o prejuízo no primeiro trimestre na comparação anual, com expansão de vendas e maior margem operacional, apesar de elevado volume de queima de caixa e pior resultado financeiro. A varejista previu aumento de margens e recomposição de caixa ao longo de 2022. MAGAZINE LUIZA, que divulga resultado na próxima semana, teve valorização de 4,8%.

– REDE D’OR ON fechou 0,9% no positivo, mesmo depois do lucro do grupo de saúde cair 44% no primeiro trimestre e abaixo da projeção de analistas. A empresa tem uma conversas em curso para aquisições, disseram a analistas. SULAMÉRICA UNIT, que está em processo de venda à D’Or, encolheu 0,5%.

– BRF ON disparou 10,3%. A ação despencou na semana passada após resultados negativos do primeiro trimestre.

(Com Reuters)

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes

Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!

Siga Elas Que Lucrem nas redes sociais:

Siga Elas Que Lucrem: