Férias são pausa importante para a saúde mental e para produtividade no trabalho

Trabalhador que tira um tempo para si previne estafa e depressão
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

O Brasil é o segundo país com mais casos de Síndrome de Burnout – exaustão proveniente de situações de trabalho – do mundo, ficando atrás apenas do Japão. O dado, que indica que um em cada quatro brasileiros sofre com a síndrome, acende um alerta importante: o incentivo às férias e ao lazer.

Segundo especialistas, o que também é chamado de Síndrome de Esgotamento Profissional, pode ser evitado com uma melhoria nas condições de trabalho e incentivo às férias.

A psicóloga especialista em Recursos Humanos, Bruna Silva, afirma que estamos vivendo cada vez mais os dias no “automático”, e que a pausa para vivenciar as férias é importante para trazermos significado para nossas vidas. “As férias, além de nos fazerem desligar da rotina muitas vezes extenuante que estamos vivendo, nos permite ter pequenos momentos especiais, numa espécie de reencontro com a própria vida”, explica.

Férias melhoram produtividade

Bruna indica que as empresas precisam incentivar que seus funcionários tirem férias e aproveitem o momento ao máximo. “Reconhecer a importância desse momento para o profissional e permitir que ele se desligue totalmente do trabalho já comprovou que melhora, inclusive, na produtividade”.

LEIA MAIS:

Pesquisas mostram que as voltas das férias motivam e engajam os colaboradores. Estresse e burnout também são reduzidos após o descanso e os efeitos são sentidos por meses após o retorno. Há também estudos que mostram uma redução no uso de medicamentos antidepressivos durante e após as férias.

Férias melhoram relações interpessoais

Os benefícios das férias vão além. Elas possibilitam mais tempo com amigos e familiares, estreitando laços e relações. Há pesquisas que apontam que há redução nos casos de divórcio. Crianças também respondem positivamente, com um aumento na sensação de bem-estar.

Férias das férias

Algumas vezes você já teve a sensação de que precisa tirar férias das férias? Isso porque viajar é diferente de descansar.

“Existem alguns destinos que promovem mesmo um relaxamento, como ir a uma praia tranquila, ou a um hotel fazenda relaxante. Porém, algumas viagens exigem tanto com caminhadas, passeios, visitas à museus, aviões, trens, que acabam cansando mais ainda corpo e mente. Por isso é importante separar momentos de relaxamento dentro das férias”, recomenda a especialista.

Quantos dias tirar de férias?

A bancária Daniela Dias vendeu suas férias por dois anos. Porém, em 2022 ela percebeu que os 20 dias não estavam sendo suficientes e começou a ter estafa no trabalho. “Percebi que o que tenho de mais preciso é o tempo comigo, com meus filhos e com minha família. Agora não vendo minhas férias por nada”, afirma.

Estudos indicam que uma pessoa leva de sete a 10 dias para se desligar por completo da rotina de trabalho. Por isso, o mais indicado é que as pessoas tirem os 30 dias de férias. “Esse é o tempo que a serotonina e a adrenalina, hormônios importantes para o prazer e bem-estar, levam para voltarem fora da rotina de trabalho”, conta Bruna.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Compartilhar a matéria:

×