Atualmente, cerca de 77,3% dos brasileiros possuem acesso aos domínios digitais de bancos, conforme novo relatório da agência de análise Comscore intitulado “Panorama Digital dos Serviços Financeiros”. Com essa participação, o país ocupa a primeira posição no ranking de inclusão a serviços financeiros online da América Latina, superando Chile (66,3%) e Argentina (65,4%).
No último ano, a categoria superou em número de acessos serviços como meios de pagamento, orientação financeira, taxas, investimentos e seguros. Ainda segundo a pesquisa, apesar da vastidão da população, cinco instituições dominam o alcance do internet banking no país: Caixa, Nubank, Itaú, PicPay e Banco do Brasil.
Além disso, seguindo a tendência geral da preferência mobile, 92% dos brasileiros acessam os serviços financeiros via celulares e dispositivos móveis.
“De maneira geral, apesar da tendência norte-americana de consumo digital via multiplataformas, o consumo em dispositivos móveis ainda predomina nos países na América Latina. Na região, o Brasil não apenas é o país com a maior população digital, mas também é onde os consumidores passam mais tempo conectados aos celulares – nove em cada 10 pessoas que consomem os conteúdos digitais o fazem por meio do celular, o que representa um crescimento de 6% entre janeiro 2020 e janeiro de 2022”, destaca Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.
LEIA MAIS
- MEI: tudo o que você precisa saber sobre o modelo empresarial
- CLT ou empreendedorismo? Conheça mulheres que trocaram a estabilidade de um emprego pelo desafio do próprio negócio
- Adeus, sócios! 7 dicas para empreender sozinha
Já na área de investimentos, o país somou 14 mil usuários em fevereiro de 2022, e o Binance.com (serviço destinado ao ecossistema de criptomoedas), foi o domínio mais acessado em relação a esse tema no País.
Em relação ao perfil dos usuários, o levantamento registrou, ainda, que os consumidores que acessam serviços financeiros online compartilham a audiência com os setores imobiliário (80,4%), automotivo (68,6%), de viagem (67,6%), do governo (63%), de varejo (57,9%) e de tecnologia (56%).
Fique por dentro de todas as novidades da EQL
Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente
Baixe gratuitamente a Planilha de Gastos Conscientes
Conheça a plataforma de educação financeira e emocional EQL Educar. Assine já!