Femtech de bem-estar sexual feminina cresce graças a investidoras mulheres

Feita para mulheres e por mulheres, Feel & Lilit receberam um grande investimento da Sororitê na última semana.
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Se é feito para mulheres, nada melhor do que ser feito por mulheres, não é mesmo? É justamente essa a lógica que tem ficado cada vez mais em evidência atualmente. Não à toa, as famosas FemTechs estão crescendo mais e mais. Esse é o caso da Feel&Lilit. A empresa é pioneira no Brasil no mercado de saúde íntima e sexual da mulher e acabou de receber um grande investimento.

Criada também por mulheres, a Feel & Lilit anunciou nesta quarta-feira, 30 de novembro, que está entre as empresas de inovação e tecnologia a receber aporte de capital do Sororitê, o maior grupo de investidoras-anjo do país, cujo objetivo é direcionar recursos financeiros a empresas fundadas por mulheres.

A primeira rodada de investimentos da Feel aconteceu em 2021, no valor de R$ 550 mil com o índice histórico de 84% do financiamento proveniente de investidoras.

A Feel existe desde 2020 e, nesses dois anos, soma um crescimento anual superior a 70%, com um volume de produção 4 vezes maior desde Janeiro de 2021. Já a Lilit, também fundada em 2020, faturou cerca de 2 milhões de reais apenas com a venda do Bullet Lilit, um vibrador pequeno, discreto e compatível com outros produtos de prazer.

LEIA MAIS:

As duas empresas, então, decidiram se unir em junho do ano passado. Juntas, se tornaram uma potência, com 90% do valor dos aportes captado entre investidoras.

Os recursos provenientes de investidoras não são exclusividade da Feel & Lilit. Essa captação, aliás, está em alta entre as FemTechs há um tempo. Um dado proveniente do PitchBook de 2019, por exemplo, mostrou que investidoras são duas vezes mais propensas a aplicar recursos em startups fundadas também por alguém do gênero feminino. Quando essa startup é liderada por uma CEO, a propensão sobe ainda mais, chegando a até três vezes.

Para as criadoras, o investimento não só foi necessário, mas como crucial para o andamento do negócio. “Se não fosse pela identificação demonstrada por essas investidoras, que acreditaram no nosso negócio e em outros negócios liderados por empreendedoras, é bem provável que, hoje, as consumidoras não tivessem à disposição essa gama de produtos voltados para o sexual wellness”, diz Marina Ratton, fundadora da Feel e CEO da Feel & Lilit.

“Esse é um investimento muito estratégico, pois além de recursos financeiros, ele mostra que temos uma comunidade ativa que contribui não apenas com know-how, mas até com o desenvolvimento do produto e pesquisa. Isso não traz apenas economia, mas uma estratégia acertada e otimizada de recursos”, ressalta.

Do lado das investidoras, o Sororitê tem provado cada vez mais que esse tipo de investimento em mulheres têm dado certo e gerado lucros. Criado em abril de 2021, em menos de dois anos de atividade o grupo já alcançou o valor de mais de R$ 4 milhões investidos em startups lideradas por mulheres, ajudando, dessa forma, a fortalecer a equidade de gênero.

A rede hoje conta com mais de 80 mulheres com experiências em diferentes áreas, que avaliam e investem nas startups em estágio inicial (pre-seed). Entre as empresas já beneficiadas, além da Feel & Lilit estão HerMoney, Mimo, PHP Biotech, Muda Meu Mundo, Herself, Se Candidate Mulher, Kultua e Beca.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Compartilhar a matéria:

×