Seguros de vida não são todos iguais

Saiba quais são os tipos de seguro de vida que existem no mercado e conheça melhor como funciona o seguro de vida mulher
JOB_03_REDES_SOCIAIS_EQL_AVATARES_QUADRADOS_PERFIL_v1-02

Conheça melhor o seguro de vida mulher, oferecido exclusivamente para o público feminino

Se você pensa que seguro de vida é sempre igual, está muito enganado. Os produtos são tão diversos que seria necessário um manual para conseguir explanar os tipos, o vocabulário, as coberturas. Neste texto, vamos resumir alguns deles e explicar como funciona o seguro de vida mulher.

Surgido lá na antiguidade para proteger comerciantes que dividiam os riscos das empreitadas, os seguros têm se aprimorado cada vez mais para atender as necessidades das pessoas. E com sua evolução, não poderiam deixar de fora as mulheres.

O que é um seguro de vida?

É um contrato que pode ser feito individualmente ou coletivamente, no qual o beneficiário (quem contrata) receberá da empresa seguradora uma indenização (valor em dinheiro) caso ocorra um sinistro (morte, invalidez temporária ou permanente, ou algum outro imprevisto). Veja um exemplo:

LEIA MAIS:

Mariana era casada e tem dois filhos, Maria Eduarda, de 6 anos e Pedro, de 9 anos. Ela era responsável pelas crianças e pela casa, enquanto seu marido, Giovanni, trabalhava como gerente e tinha uma remuneração de 8 mil reais mensais. De repente, ele sofreu um infarto e morreu, deixando-a desamparada. Mariana se viu com dois filhos pequenos e em meio ao luto, tendo de arcar com os custos de um funeral, voltar para o mercado de trabalho, readequar as finanças e reorganizar toda a vida.

Se tivesse a cobertura de um seguro de vida, Mariana estaria amparada financeiramente para enfrentar esse evento trágico. O seguro de vida permitiria que ela recebesse o mesmo valor do salário do marido por um tempo, ou pela vida toda – para ela e/ou para os filhos.

Por outro lado, Regina trabalha fora e sua mãe, que mora com ela, cuida dos filhos enquanto ela trabalha. Regina sabe que têm três dependentes, e resolveu fazer um seguro de vida para mulher contemplando seus filhos e sua mãe. Se algo acontecer com ela, ela sabe que os que ela ama estarão protegidos. Por isso, ela tem baixos níveis de ansiedade.

Quais os tipos de seguro de vida?

Mas afinal, quais são os tipos de seguro de vida?

1. Seguro de vida ordinário

 Um dos mais comuns, é aquele que você paga um valor, geralmente mensal, sem tempo determinado e, após seu falecimento, os beneficiários receberão uma indenização. Além disso, existem coberturas adicionais para outras situações ainda em vida, dependendo do seguro contratado. 

2. Seguro de vida temporário

Neste seguro ele dura por um tempo determinado, geralmente de 1 a 30 anos. Caso o segurado venha a óbito neste período, os beneficiários recebem o valor contratado.

Se você contratar o seguro aos 60 anos por 10 anos e falecer aos 70, seus beneficiários recebem o valor, caso contrário, ou você faz a renovação do contrato ou perde o valor investido.

A vantagem é que geralmente ele é mais barato e a desvantagem é que ele garante uma segurança temporária e algumas vezes, dependendo da modalidade, não pode ser renovado.

3. Seguro de vida vitalício resgatável

Mais complexa que as anteriores, o seguro de vida vitalício resgatável envolve taxas definidas em apólice. Nesta modalidade, parte do valor investido poderá ser resgatado depois de um tempo específico. Tanto o valor de resgate quanto o tempo serão definidos pela apólice. É preciso ficar atento às condições de tempo e valor de resgate, que geralmente podem ser feitos após 10 anos. Essa opção consiste em um seguro de vida atrelado a um investimento e é recomendada para patrimônios mais elevados, pois pode custar 15 vezes mais que um seguro temporário.

4. Seguro de vida dotal

Diferentemente dos anteriores, o seguro de vida dotal é um seguro que o beneficiário recebe ‘em vida’. Nesta modalidade, o recebimento não está vinculado à morte do segurado. O segurado paga um valor estipulado por contrato e, caso esteja vivo após determinado tempo, pode resgatar a quantia.

5. Seguro de vida dotal misto

No seguro de vida dotal misto, como o próprio nome sugere, há uma “mistura” do seguro dotal com o temporário. Aqui é combinado com a empresa um valor de pagamento (normalmente mensal) durante um tempo estipulado. Se durante o período de pagamento você vier a óbito, os beneficiários recebem o valor devido. Caso contrário, você pode resgatar o valor no prazo determinado. A principal vantagem é poder resgatar tanto em vida quanto deixar o valor para os beneficiários após a morte.

Seguro de vida usado em vida no seguro de vida mulher

Muita gente não sabe, mas vários benefícios do seguro de vida podem ser usados em vida pelo segurado. Entre elas estão a cobertura de despesas médicas, cobertura para casamento, nascimento de filhos, divórcio. São muitas opções e, por isso, é fundamental escolher com cuidado o que vai contratar. Em especial quando falamos do seguro de vida mulher, essas assistências para serem usadas em vida são o ponto forte. 

E qual seguro devo contratar?

Se Mariana e Regina têm vidas diferentes, com diferentes necessidades, dependentes, os produtos que serão oferecidos para elas devem ser diferentes.

Porém, Mariana e Regina têm coisas em comum. Uma delas é o fato de serem mulheres. Para elas, é necessário pensar o seguro de outra forma. Isso porque são diversos os eventos que podem desestabilizar financeiramente essas pessoas, além da morte.

Seguro de vida mulher

Toda mulher precisa de um seguro de vida para proteger e assegurar 100% das necessidades e imprevistos, proporcionando e garantindo liberdade com segurança.

Um seguro de vida mulher que se preocupe com questões como maternidade e divórcio, violência doméstica, são imprescindíveis para que a mulher possa passar por esses eventos de forma menos traumática. Poder contar com a assistência de um seguro ao sofrer uma agressão criminosa ou crime violento é essencial para mudar sua realidade.

Um seguro de vida mulher deve cobrir eventos como:

  • Maternidade – que se preocupe em apoiar a mulher na maternidade, com apoio à saúde mental da gestante, nutricional e médica;
  • Violência doméstica – que possa contar com a assistência do seguro quando passa por uma situação criminosa ou crime violento;
  • Casamento ou divórcio – que conte com assessoria jurídica;
  • Finanças – que apoie com assessoria financeira especializada;
  • Saúde – que ofereça assistência hospitalar.

Além de contemplar todas essas necessidades, ele precisa ser simples e financeiramente viável para que possa ser incluído nas finanças femininas.

O seguro de vida mulher da EQL Protege, por exemplo, é assim: acessível e voltado totalmente para as necessidades femininas. São várias opções de apólices de seguros para mulheres, todas elas com cobertura em caso de morte nos valores de 50, 100 e 150 mil reais.

As assistências que podem ser usadas durante a vida no seguro para mulheres da EQL Protege são:

  • Orientação psicológica
  • Orientação gestacional
  • Orientação nutricional
  • Assistência jurídica
  • Assistência financeira
  • Assistência profissional
  • Assistência de telemedicina
  • Assistência de check-up médico
  • Programa de autocuidado Saúde Mental
  • Segunda opinião médica para a mulher
  • Segunda opinião médica infantil
  • Amparo funeral (despachante funeral, assessoria legal, amparo social, apoio psicológico, assistência funeral, testamento digital, exclusão digital e direito ao esquecimento*)

* É a possibilidade de que um fato ocorrido seja exposto ao público.

Fique por dentro de todas as novidades da EQL

Assine a EQL News e tenha acesso à newsletter da mulher independente emocional e financeiramente

Compartilhar a matéria:

×