Seguro de vida não precisa ser somente para casos de morte ou acidentes

Contratar um seguro de vida significa contar também com diversas assistências e coberturas para serem usadas em vida. Entenda melhor como funciona.
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Mariana descobriu que estava com uma doença grave aos 37 anos, na melhor época de sua vida. Ela tinha uma pequena empresa que finalmente estava crescendo e havia se mudado com a filha de 7 anos para um apartamento novo. O diagnóstico precoce que permitiu o tratamento e a recuperação só foi possível graças a uma segunda opinião obtida através de um benefício do seguro de vida que havia feito.

Depois de muito pesquisar, ela havia optado por um seguro de vida que pudesse ser usado também em vida, e descobriu um com inúmeros benefícios, não apenas de saúde física, mas também de saúde mental e jurídica.

Seguro de vida, o que é?

Existem vários tipos de seguro de vida, entre eles os individuais e os coletivos. No seguro de proteção individual, o beneficiário (quem contratou o serviço) recebe uma indenização caso ocorra um sinistro. A maioria deles, tem cobertura em casos de morte acidental, e também para invalidez total ou permanente.

Um dos grandes benefícios nos casos de sucessão é que não incide sobre os seguros de vida o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), o imposto sobre heranças.

Benefícios para serem usados em vida

Alguns seguros de vida oferecem inúmeros benefícios que podem ser usados em vida pelos segurados. Entre elas estão contempladas assistências médicas, jurídicas e psicológicas.

Um dos benefícios do seguro de vida utilizados por Marina foi o de assistência de segunda opinião médica. Ela tinha dúvida com relação ao diagnóstico ou tratamento, e solicitou uma segunda opinião.

Podem ser pedidas segunda opinião médica para:

  • Doenças Cardiovasculares;
  • Doenças Neurológicas;
  • Câncer;
  • Cirurgia Mutilante;
  • Transplantes;
  • Qualquer doença considerada grave pelo Médico Assistente.

O objetivo da assistência de segunda opinião médica é oferecer ao segurado uma orientação a mais, buscando um melhor tratamento para sua enfermidade.

Além desse atendimento, Marina conta com as demais assistências em seu seguro de vida:

Serviço de Assistência para Autocuidado

O serviço de Assistência para Autocuidado proporciona atendimento de saúde online e presencial, com atendimento de Saúde Digital 24h.

As principais atribuições da Saúde Digital 24h são:

  • Agendamento/cancelamento de sessões psicológicas;
  • Acolhimento dos usuários em momento de crises de ansiedade ou fragilidade emocional;
  • Fornecer orientações e informações de saúde 24 horas por dia, todos os dias da
  • semana;
  • Esclarecimentos de dúvidas e manejo de queixas de saúde;
  • Redução de ida ao pronto socorro, protegendo a exposição à vírus e bactérias;
  • O usuário tem acesso à profissionais de saúde sempre que necessário.

Serviço de Assistência para Check-up Médico

Com o Check-up médico, é possível diagnosticar e avaliar como está sua saúde, detectar riscos ou doenças ainda na fase assintomática que podem futuramente comprometer a saúde e o bem-estar das pessoas.

Serviço de Assistência de Telemedicina

Ao ligar para a Assistência de Telemedicina, o beneficiário contará com um serviço de saúde com atendimento prévio de enfermeiro para esclarecer dúvidas e direcionar quem precise para atendimento médico. Caso necessite de atendimento médico, em caso de emergências o retorno será feito em até uma hora.

Nesses atendimentos, serão possíveis:

  • Prescrições medicamentosas;
  • Solicitação de exames;
  • Atestados médicos de acordo com a conduta do médico atendente.

Serviço de Assistência Gestacional

O serviço de assistência gestacional permite que a mulher tenha acompanhamento, inclusive com visita de profissional de enfermagem no domicílio da usuária no período de gestação e puerpério imediato.

Além disso, ela também poderá contar com esclarecimentos de saúde, através de chamada de vídeo ou de voz, sobre o período gestacional envolvendo mãe e bebê.

  • Acompanhamento do desenvolvimento da gestação, por meio de chamada de vídeo ou voz, realizados à Usuária por uma enfermeira indicada pela Central de Atendimento de Assistência;
  • Dar orientações de promoção à saúde do binômio (mãe e filho);
  • Dar orientações de prevenção à riscos associados ao período gestacional;
  • Dar orientações relacionadas ao autocuidado, cuidados com o bebê, aleitamento materno, parto, mudanças físicas e emocionais durante a gestação pré-natais e exames periódicos;
  • Prestar informações sobre assuntos relacionados a fases do desenvolvimento, acompanhamento pediátrico, exames, vacinas, prevenção de acidentes e doenças;
  • Sanar dúvidas e esclarecer mitos sobre o período gestacional.

O serviço de assistência tem caráter informativo e não substitui a orientação de um médico, não contemplando urgências e emergências.

Serviço de Assistência de Orientação Nutricional

Através da Assistência de Orientação Nutricional, profissionais de nutrição fornecerão informações e esclarecimentos personalizados para cada usuário, levando em consideração estilo de vida, práticas esportivas, problemas de saúde, objetivos pessoais, sexo e idade.

Ele será prestado por chamada de vídeo ou telefone sempre que solicitado, abrangendo os seguintes temas:

  • Informar de forma qualitativa sobre a alimentação, dizendo quais os pontos positivos e os pontos que podem ser melhorados para uma melhor qualidade de vida;
  • Ajudar entender como funciona seu corpo, com explicações de como cuidar bem de você e de toda a sua família, usando os alimentos em seu favor;
  • Orientar e explicar ao Usuário sobre a importância em adquirir hábitos alimentares saudáveis para uma melhor qualidade de vida;
  • Ajudar a entender os benefícios de cada alimento e orientações de como melhorar a alimentação de toda sua família;
  • Estimular o paciente a encontrar opções de alimentos saudáveis de acordo com a condição de saúde;
  • Ensinar a interpretar as informações contidas nos rótulos dos alimentos, sendo este um passo importante de uma alimentação leve e saudável;
  • Ensinar a interpretar e diferenciar a quantidade e as porções dos alimentos;
  • Fornecer informações nutricionais e dicas de acordo com as importantes fases da vida da mulher, como gestação, amamentação e terceira idade;
  • Mulher: aborda peculiaridades da vida da mulher e estratégias alimentares para melhorar os sintomas mais comuns referentes a cada fase da vida;
  • Nutrição x Adolescentes;
  • Nutrição x Crianças;
  • Patologia e Nutrição;
  • Nutrição e Estética

Serviço de Assistência de Orientação Psicológica

O seguro oferece orientação e acompanhamento psicológico por telefone ou chamada de vídeo em casos de traumas e violências. A assistência de seguro de vida de orientação psicológica também presta atendimento para questões referentes à aposentadoria e o envelhecimento. O principal objetivo dessa assistência é garantir acolhimento, cuidando da saúde mental do beneficiário.

Serviço de Assistência contra Atos de Violência

A assistência de seguro de vida contra Atos de Violência oferece transporte do usuário para registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) até a delegacia mais próxima e, depois, até um hotel indicado pela Central de Assistência, para o hotel em que encontra-se hospedado ou para sua casa.

Em caso de agressões físicas ou verbais, após o registro do B.O., o usuário ou usuária poderá ficar hospedada por até 10 dias em hotel indicado pela Central de Assistência. Isso permitirá que o ciclo de violência seja quebrado naquele momento e que haja tempo para uma reorganização da vida.

Essa assistência tem 24 horas de atendimento, todos os dias da semana.

Serviço de Assistência de Orientação Financeira

Um orientador financeiro pode auxiliar com questões de orçamento e finanças.

Entre os temas contemplados estão:

  • Organização orçamento pessoal;
  • Diagnóstico Financeiro;
  • Como realizar sonhos financeiros;
  • Custo de oportunidade, como realizar a melhor escolha financeira;
  • Como gerar uma reserva financeira no orçamento;
  • Método de planejamento financeiro;
  • Planejamento da aposentadoria;
  • Cálculo valor de reserva mensal para gerar renda durante a aposentadoria;
  • Dicas de orçamento doméstico;
  • Orientações para recuperação financeira.

Através do Serviço de Assistência de Orientação Legal, é possível receber um atendimento por telefone sobre questões legais não contenciosas (que não seja alvo de contestação, de litígio, disputa ou conflito entre duas ou mais partes) de forma preventiva. As orientações são feitas através de um especialista sobre assuntos nos âmbitos civil, comercial, penal, trabalhista, fiscal ou administrativo.

Assistência Assessoria Profissional

A recolocação profissional após uma demissão por motivo sem justa causa, ou ainda por término de contrato de prestação de serviço pode ser desafiadora. Poder contar com uma assistência de assessoria profissional, com divulgação do currículo e acesso às vagas correspondentes ao perfil, pode ser fundamental para uma rápida recolocação no mercado de trabalho.

Assistência Funeral Familiar Pais e Sogros

A morte de um ente querido pode desestabilizar toda a família. Por isso, ter assistência Funeral Familiar para Pais e Sogros pode ajudar muito não apenas com os custos, mas também com todos os trâmites na hora da morte.

A Assistência Funeral Familiar Pais e Sogros contempla serviços de traslado funeral e assistência funeral em caso de falecimento do pai, mãe, sogro e sogra do titular. As formalidades necessárias para o transporte do corpo, garantindo o pagamento das despesas de transporte até o local de inumação no Brasil, incluindo-se os gastos para o fornecimento da urna funerária necessária para este transporte estão contempladas neste tipo de assistência.

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